Livino Virgínio Pinheiro Neto é doutorando em Ciências da Comunicação vinculado ao Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde desenvolve o projeto de tese com título provisório "A crise ambiental e climática e o discurso populista de direita radical em tempo de redes sociais online: Análise Crítica do Discurso das publicações no Twitter de Donald Trump, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro" com financiamento da FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através de bolsa de doutoramento, também atuando como bolseiro de investigação no Observatório da Democracia e da Representação Política/ Cies - Iscte.
Colaborou em 2020/2021 com o MediaLab/ Cies - Iscte em projetos relacionados a cobertura do medias portugueses no contexto da pandemia de Covida-19 em Portugal. Concluiu o(a) Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação em 2019 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, com a defesa da dissertação "Jair Bolsonaro e a busca pelo conflito permanente: análise crítica do discurso das publicações no twitter de Jair Bolsonaro durante a eleição presidencial brasileira de 2018", com orientação do Professor Doutor Pedro Pereira Neto, obtendo nota de 18 valores pelo trabalho de investigação desenvolvido. Na ocasião da realização do mestrado foi distinguido com Prémio de excelência académica - Finalistas de mestrado e mestrado integrado | Ano letivo 2018-2019. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e com ênfase em Jornalismo, com engajamento em estudos relacionados a Análise Crítica do Discurso; Discurso político; Ideologia; Populismos; Hegemonia; Esfera pública.
Anteriormente, concluiu o 1º ciclo de estudos em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade de Fortaleza, em 2009, e cursou a pós-graduação lato sensu em Assessoria de Comunicação na Universidade de Fortaleza, concluída em 2017. Atuou profissionalmente no Brasil como jornalista, assessor de comunicação, coordenador de comunicação em campanha eleitoral e no desenvolvimento de estratégias de comunicação e desenvolvimento de vídeo aulas em modalidades de Educação a Distância na Universidade Estadual do Ceará.