References in the Media
Antena 1
Interview - Antena 1
90 Segundos de Ciência - Nova fibra ótica para comunicações
Investigadores estão envolvidos num projeto para criar uma nova fibra ótica para comunicações.Declarações de Adolfo Cartaxo, professor do Iscte.
Dos 1.066 consórcios de instituições que concorreram, foram selecionadas para financiamento 128 propostas, cinco das quais lideradas por instituições portuguesas, revelou à Lusa fonte do Iscte -- Instituto Universitário de Lisboa, uma das vencedoras.
News - Eco
O ISCTE está a instalar o maior banco de testes de fibra ótica na linha Amarela do Metro de Lisboa, projeto que ronda os 2,3 milhões de euros, disse à Lusa o vice-reitor Jorge Costa.“Apesar do ISCTE não ser mundialmente conhecido” nas áreas de engenharia, “temos uma equipa de docentes muito ativa na área da fibra ótica”, salientou Jorge Costa, adiantando que este projeto decorre depois de a instituição ter ganhado um doutoramento europeu na área das comunicações óticas, “em particular nesta nova geração de fibras”.
A Linha Amarela do Metro de Lisboa servirá de test bed para o cabo fibra óptica multi-núcleo. Com um investimento de 2,3 milhões de euros, este projecto posiciona Portugal e a Europa na vanguarda da corrida tecnológica global. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo vice-reitor do Iscte para a Investigação e Modernização Tecnológica, Jorge Costa.
Fibras são concebidas e fabricadas pelo parceiro industrial do projeto, o grupo alemão Heraeus Covantics, líder global em produtos de quartzo de alta pureza para a produção de fibra ótica Em setembro o Iscte começou a instalar o maior banco de testes de fibra ótica multi-núcleo do mundo na Linha Amarela do Metro de Lisboa. Pela primeira vez, será possível analisar o desempenho da transmissão de dados através desta nova geração de fibra em condições reais, replicadas pelo ambiente adverso de uma linha de metro. As fibras são concebidas e fabricadas pelo parceiro industrial do projeto, o grupo alemão Heraeus Covantics, líder global em produtos de quartzo de alta pureza para a produção de fibra ótica.
Alemães e italianos em parceria com Iscte vão testar fibra ótica multinúcleo no Metro de Lisboa. Iniciativa posiciona Europa na corrida global com EUA e Japão pela certificação da tecnologia.
Interview - TSF
Sobre a instalação do banco de testes multi núcleo pelo Iscte, no Metropolitano de Lisboa.