Alcides A. Monteiro
Curriculum Vitae
Dados Pessoais
- Alcides A. Monteiro
- Professor Associado com Agregação na Universidade de Beira Interior (UBI)
- Universidade da Beira Interior, Departamento de Sociologia, 6201-001 Covilhã - Portugal
- Contactos - emprego: (+351) 275319700 / pessoal: 936345224/ E-Mail: alcidesmonteiro@yahoo.com / alcidesmonteiro@ubi.pt
- Webpages: https://ubi.academia.edu/AlcidesMonteiro / https://www.researchgate.net/profile/Alcides_Monteiro2
Graus Académicos
- Agregação em Sociologia (2017), Doutoramento em Sociologia (2002), Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (1995), Licenciatura em Sociologia (1988).
Atuais Funções
- Professor Associado com Agregação no Departamento de Sociologia da UBI, desde Julho de 2002. Responsável pelas UC Exclusões e Desigualdades, Elaboração de Projeto e Desenvolvimento de Projeto (1º Ciclo em Sociologia), Metodologias de Intervenção II: Gestão e Avaliação de Projectos e Práticas de Inovação Social (2º Ciclo em Empreendedorismo e Inovação Social)
- Director do Curso de Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social.
Área de Investigação
- Principal: Desenvolvimento Local e Regional
- Outras: Associativismo e Voluntariado; Educação de adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida; Economia Social / Empreendedorismo Social / Inovação Social; Investigação-Acção e Metodologias participadas de intervenção; Metodologias de avaliação
Participação em Projetos de I&D e de Intervenção Social (Seleção)
- 2019 - Membro da Equipa da UBI no Projeto SPEED – Social Process Empowering Entrepreneurship Development, financiado pelo Erasmus +.
- 2018-2019 - Avaliador externo do Projeto IgualAnima Alentejo - Igualdade é Desenvolvimento, promovido pela Rede ANIMAR e financiado pelo POISE / Portugal 2020.
- 2018: Membro da Equipa da UBI no Laboratório de Ideias “Inovação e Empreendedorismo Social”, gerido e financiado pela União das Misericórdias Portuguesas.
- 2017 – Avaliador Externo do Projeto ANIMAR – Capacitar para Agir em Rede, promovido pela Rede ANIMAR e financiado pelo POISE / Portugal 2020.
- 2016/2017 - dinamização de iniciativas de Structured Public Hearing no quadro do Projeto EIGEP / European Interaction Guidelines for Education Professionals when working with Children in Juvenile Justice Learning Contexts, financiando pelo Erasmus +.
- 2016/2017 – Consultor externo para a implementação do Orçamento Participativo no concelho de Manteigas, Portugal.
- 2014 / 2015 - Membro da Comissão de Peritos, no âmbito do projeto DECIS – (Des)Envolvimento de Estratégias de Capacitação para a Inovação Social, para o desenvolvimento de um “Sistema de Reconhecimento de Processos de Qualificação e Profissionais da Economia Social”. Projeto desenvolvido pela Animar, Aliende, Ecogerminar e Seies, e financiado pelas EEA Grants e Fundação Calouste Gulbenkian (Programa Cidadania Ativa).
- 2014 / 2015 - Membro da Equipa da UBI no Estudo Empregabilidade nas Organizações da Economia Social – o papel das políticas ativas de emprego, conduzido pela EAPN Portugal ao abrigo de um acordo com o IEFP
- 2011 / 2013 – Coordenação científico-pedagógica, pelo UBI_CES, do projeto da Câmara Municipal da Guarda "IGUALIDADES - Plano Municipal para a Igualdade”, financiado pelo POPH, Tipologia 7.2
- 2009 / 2011 – Expert convidado pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, para colaboração no projecto Projecto SK0097, “Education and employment support program of Handlová”, Eslováquia, suportado pelos EEA financial mechanism e Norwegian financial mechanism
- 2000 / 2010 – Consultor e avaliador externo dos cursos EFA B3, promovidos pela Fundação Solidários com o apoio do POEFDS e da ANEFA / ANQ.
Publicações (Seleção)
- Monteiro, Alcides A. (2018) “Emancipação e o poder da aprendizagem”, in André Barata, Renato M. Carmo e Catarina Sales Oliveira (orgs.), Emancipação – O futuro de uma ideia política, Documenta, pp. 191-208
- Oliveira, Catarina Sales, Monteiro, Alcides A. & Ferreira, Sílvia Pinto (2018), “Gender consciousness through applied theatre”, RELA - European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, Pre-published 2018, pp. 1-16.
- Pinto, Ana Rosa e Monteiro, Alcides A. (2018), “As Redes Sociais de Apoio na Transição para a Parentalidade”, Sociologia On Line, nº 17, Outubro 2018, pp. 113-135.
- Carriço, Sandra e Monteiro, Alcides A. (2017), “Fundão Sénior, Território Maior: emigração, atratividade territorial e inovação social”, in Proceedings of the 24th APDR Congress “Intellectual Capital and Regional Development: New Landscapes and Challenges for Planning the Space”, Covilhã, APDR
- Monteiro, Alcides A. (2017), “Empreendedorismo Social: fundamentos e dilemas de um movimento recente”, in Augusto, Nuno (org.), Sociedade em Debate, Ribeirão, Edições Húmus, pp. 45-69.
- Gomes, Isabel and Monteiro, Alcides A. (2016), “‘Why Choose One Hand Over the Other When We Can Use the Best of Two?’: Adult Educators’ Perspectives on Adult Education” in Rob Evans, Ewa Kurantowicz and Emilio Lucio-Villegas (Eds.), Researching and Transforming Adult Learning and Communities, Rotterdam / Boston / Taipei, Sense Publishers, pp. 105-118.
- Monteiro, Alcides A., & Montez, Mário M. (2015), “Sentidos de mobilização e de desmobilização da ação coletiva”, Opinião Pública, 21(1), 217-237.
- Monteiro, A.A., Ferreira, S., Oliveira, C.S. (2015), “Applied theatre, gender consciousness and transformative learning”, in Sabina J. Krasovec and Damijan Stefanc (eds.), Perspectives on Community Practices: Living and Learning in Community, Ljubljana, Ljubljana University Press, pp. 209-218 (digital edition – ISBN 978-961-237-752-6).
- Paiva, J., Pinto, L., Monteiro, A. and Augusto, N. (2015), Empregabilidade nas Organizações da Economia Social, o papel das políticas ativas de emprego, Porto, EAPN.
- EAPN and others (2015), Erradicar a Pobreza: Compromisso para uma Estratégia Nacional, Porto, EAPN.
- Monteiro, A. (2014), “The Active Role of Community-Based Organizations in the Local Redefinition of National Policies”, Revista de Cercetare si Interventie Sociala, nº 46, pp. 203-215.
- Monteiro, A. (2011), “Autonomia e co-responsabilidade ou o lugar da Educação de Adultos na luta pela inclusão social”, Revista Lusófona de Educação, 19 (19), pp. 67-83.
- Gomes, I. & Monteiro, A. (2011), “The landscape changes when we alter the perspective: envisaging new ways of looking at old problems through learning relationships with adults”, in A. Fragoso, E. Kurantowicz, & E. Lucio-Villegas, (eds), Between Global and Local – Adult Learning and Development, Frankfurt am Main, Peter Lang, pp. 229-243.
- Monteiro, Alcides A., Gomes, Isabel P. e Herculano, Daniela P. (2010), “The reflective learning portfolio as a transformative tool for local development” in E. Lucio-Villegas (Ed.), Transforming/researching communities, El Masnou, diálogos.red, pp. 49-61.
- MONTEIRO, Alcides A. (2008), “Adult learning towards an autonomous and active citizenship: the example of an adult education and training plan based on a ‘pragmatics of responsibility’“, in António Fragoso, Ewa Kurantowicz and Emílio Lucio-Villegas (orgs) Local in Global – Adult Learning and Community Development, Wroclaw, Wydawnictwo Naukowe, pp. 144-156.
- Monteiro, Alcides A. (2008), “Les Initiatives de Développement Local au Portugal, entre la régulation et l’autonomie“, RECMA – Revue Internationale de l’Économie Sociale, nº 309, juillet 2008, pp. 64-75.
- Monteiro, Alcides A. e Ribeiro, Fernando Bessa (orgs.) (2008), Redes Sociais: Experiências, Políticas e Perspectivas, Ribeirão, Edições Húmus.
- Monteiro, Alcides A. (2004), Associativismo e Novos Laços Sociais, Coimbra, Quarteto.