Ana Silva Fernandes (Porto, 1982). Arquiteta e investigadora, com especialização em património arquitectónico e doutoramento em políticas para áreas autoproduzidas, com foco nos territórios africanos.
Actualmente é investigadora de pós-doutoramento sobre os impactos da rede infraestrutural na transformação do território em Moçambique, bem como em políticas participativas para a melhoria de áreas carenciadas [bolsa FCT, ref. SFRH/BPD/121632/2016], acolhida pelo Dinâmia'CET-IUL (PT) e pelo CEDH-FAPF-UEM (MZ), sendo também membro do projeto de investigação “Coast to Coast - Desenvolvimento tardio da Infra-estrutura Portuguesa na África Continental (Angola e Moçambique): análise crítica e histórica e avaliação pós-colonial” [financiamento FCT, ref. PTDC/ATP-AQI/ 0742/2014].
É Professora Auxiliar Convidada na FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal), onde lecciona a nível de mestrado integrado e de doutoramento, sendo também colaboradora do CEAU-FAUP (Porto, Portugal), onde tem trabalhado em políticas de habitação e estudos regionais.
Tem várias publicações em livros, revistas internacionais com revisão por pares e actas de conferências, bem como supervisões de teses e participações em conferências nacionais e internacionais.