O impacto da cor e das emoções na avaliação da mensagem política
Esta investigação dá continuidade à dissertação de mestrado “A utilização da cor em campanhas políticas: O caso das Eleições Autárquicas de 2017 no Montijo”, cujo estudo incidiu sobre a alteração cromática dos materiais gráficos dos partidos PS e PSD. Obtiveram-se indicadores relevantes sobre a cor e sua aplicação, requerendo o aprofundamento deste campo, subvalorizado nas Ciências da Comunicação.
Procura-se perceber a influência da cor no despoletar de emoções e valores políticos e a consequente influência que pode ter na análise da mensagem política. Afirma-se que a mensagem política, quando apresentada em conjunto com a cor, evoca emoções no eleitor que a interpreta de acordo com o seu perfil sociodemográfico.
Através de entrevistas exploratórias, este contribui para o desenvolvimento do estado da arte em Portugal e ainda criar um arquivo colaborativo de materiais gráficos políticos. As hipóteses serão testadas através de metodologia mista, com recurso a uma plataforma online e inclusiva.
Orientação:
Cláudia Álvares (CIES-Iscte)
Filipe Montargil (ESCS-IPL)
Informação do Projeto
2024-08-01
2028-06-01
Parceiros do Projeto