| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
| 2025/2026 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Nacionalismo e Etnicidade no Sistema Internacional | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Europa Como Ator Global | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Dissertação em Estudos Internacionais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Desafios Globais | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Tese em Ciência Política | Doutoramento em Ciência Política; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Seminário em Estudos Internacionais | Doutoramento em Estudos Internacionais; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Movimentos Sociais, Políticas e Poéticas de Género e Sexualidade | Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Análise de Arquivos e de Outras Fontes Documentais | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Nacionalismo e Etnicidade no Sistema Internacional | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Globalização e Governação nas Relações Internacionais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Tese em Ciência Política | Doutoramento em Ciência Política; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Seminário em Estudos Internacionais | Doutoramento em Estudos Internacionais; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Tese em Estudos Internacionais | Doutoramento em Estudos Internacionais; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Movimentos Sociais, Políticas e Poéticas de Género e Sexualidade | Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Nacionalismo e Etnicidade no Sistema Internacional | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Globalização e Governação nas Relações Internacionais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Tese em Ciência Política | Doutoramento em Ciência Política; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Seminário em Estudos Internacionais | Doutoramento em Estudos Internacionais; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Análise de Arquivos e de Outras Fontes Documentais | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Seminário em Estudos Internacionais | Doutoramento em Estudos Internacionais; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Globalização e Governação nas Relações Internacionais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
| 2021/2022 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2021/2022 | 2º | Seminário em Estudos Internacionais | Doutoramento em Estudos Internacionais; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Globalização e Governação nas Relações Internacionais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
| 2020/2021 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Globalização e Governação nas Relações Internacionais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Globalização e Governação nas Relações Internacionais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
| 2018/2019 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | O Médio Oriente na Política Mundial | -- | Não |
| 2017/2018 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | -- | Não |
| 2016/2017 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | -- | Não |
| 2015/2016 | 2º | Dinâmicas Políticas da Região Mona | -- | Não |
Investigadora Integrada
CEI-Iscte - Centro de Estudos Internacionais
(ESPP)
[Democracia, Ativismos e Cidadania]
Gabinete AA2.11
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (12)
Em curso (11)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Ana Mónica Gomes Pereira Canário | Europeanization as a tool for women’s empowerment within the European Neighbourhood Policy: The cases of Morocco and Tunisia in the context of the cooperation between the European Union and the Council of Europe | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Sophia Maria Kelsch | "More than just a scarf":#KeffiyehThursday and the cybercultures of resistance beyond the borders of Palestine | Inglês | Em curso | Iscte | 2024 |
| Abbas Ismail | International mediation strategies in the middle east conflicts: Effective settlement in Lebanon vs. Divisive stalemate in Syria | Inglês | Entregue | Iscte | 2022 |
| João Pedro das Neves Silva de Oliveira Borralho | Hunger strikes in Palestine: Resisting military occupation, administrative detention and carceral power | Inglês | Em curso | Iscte | 2022 |
| Wael Zboun | The European Role in setting the Palestinian-Israeli Conflict: The Israeli settlements products at EU markets as a framework | Inglês | Em curso | Iscte | 2022 |
| Makbule Evin Öztasdönderen | Turkey-PKK Conflict: 2015 Failed Process and its Impact on the Kurdish Question | Inglês | Em curso | Iscte | 2022 |
| José Manuel Rosendo Rodrigues | Projetos Curdos na Síria e no Iraque, autonomia, idenpendência e pan-curdismo (2011-2020) | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Annelien Groten | O impacto das estratégias de enfrentamento nos campos de refugiados na Faixa de Gaza | Inglês | Em curso | Iscte | 2019 |
| Carolina Anjos Fernandes | From Spanish Colonialism to Moroccan Occupation: The Influence of Colonial Capitalism On the Role of Sahrawi Women Today | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Joana Sofia Rafael Pereira | Afghan Women in the Diaspora: Resistance Against the Taliban’s Gendered Oppression Post-2021 | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Ashley Ann Beatrice Dell'Orso | Against Whiteness, Towards Abolition-Democracy: Dialogues on Race in U.S. Universities | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Annelien Groten | Between Aid and Action: Aid, empowerment and resistance amongst fishermen in Gaza Strip. | Inglês | Iscte | 2019 | 2022 |
Dissertações de Mestrado (51)
Em curso (12)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Nolwenn Martins | Tráfico sexual em Chipre retratado pela mídia cipriota | Inglês | Entregue | Iscte | 2024 |
| Giulia Nicolini | Um estudo da representação de Israel/Palestina nos livros escolares italianos | Inglês | Em curso | Università di Bologna | 2019 |
| Ivone Da Assunção Simões | Desafiando a responsabilidade europeia: o ativismo transnacional da Flotilha Global Sumud | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Eira Witsø | Suppressing food sovereignty - why the Israeli settler colonial project depends on weakening Palestinian food sovereignty | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Laila Letafat | O Papel da ONU Mulheres no Apoio aos Direitos das Mulheres no Afeganistão sob o Regime Talibã | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Helen Ulrike Petra Bucher | Resistência cultural e preservação da identidade: a kufiya na luta palestiniana pela libertação | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Aya Esam Abdusllam Ftais | Dissertação de Mestrado | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Catarina Roldão Correia | A feminist critical discourse analysis of Jordan’s discourse toward the West Bank (1994-2024) | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Catarina Frankl Borges Sabino Reino | The Political Economy of Genocide Denial in the Israel-Palestine Conflict: The Role of Media and Western Powers | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Inês Maria Costa Pereirinha | Estudo de como as políticas adotadas pelos governos após ataques terroristas violam os direitos humanos, com especial foco nos direitos das mulheres. Análise mais aprofundada sobre o caso de França e Reino Unido. | Inglês | Em curso | Iscte | 2020 |
| Abbas Ismail | Diplomacia de fronteira marítima entre o Líbano e Israel - uma análise de conteúdo sobre fontes primárias | Inglês | Em curso | Iscte | 2020 |
| João Miguel Gomes de Almeida Gama Costa | Ação das ONG's na Crise de Refugiados | Inglês | Em curso | Iscte | 2020 |
Terminadas (39)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Daria Ospishcheva | Praticar a cidadania ao emigrar: atos políticos, éticos e estéticos entre emigrantes russos pós-2022 | Inglês | Iscte | 2024 | 2025 |
| Lea Chiara Pacher | A UE como (re)produtora da continuidade colonial? A externalização da migração para o Líbano e as suas implicações para a realidade social dos refugiados sírios | Inglês | Iscte | 2024 | 2025 |
| Marta Cristina Santos Dias | Poder, Agência, e o Paradigma da Paz Híbrida: Uma Análise Pós-colonial da Invasão liderada pelos EUA no Afeganistão | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Eliana Pessoa do Nascimento Isik | Autopercepção e Estereótipos das Mulheres Muçulmanas no Contexto da Ação Humanitária na Turquia. | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Iara Matos Costa Cristelo | Além do Impasse: O Bloqueio do Conselho de Segurança das Nações Unidas e os Impactos na Missão Humanitária da UNRWA na Proteção de Civis em Gaza | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Shrinwanti Mistri | Transnational feminist solidarity with #MahsaAmini: A postcolonial feminist analysis of digitalfeminist activism during Iran’s 2022 Woman Life Freedom uprisings | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Amro Majdi Fathi Fatayer | Como os media portugueses apresentaram a Palestina e os palestinianos pós-outubro de 2023: o Público e o Diário de Notícias como estudo de caso | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Oceana da Silva Ferreira | A "Lei do Retorno" Portuguesa: Reparação Seletiva e Instrumentalização Diplomática | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Rita Matias Bento | Colonialismo de Assentamento e a continuação do Nakba: o Caso de Masafer Yatta | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Filipe Daniel Cantanhede Neves | As redes sociais e a questão israelo-palestiniana: Uma análise dos principais temas narrativos das Forças de Defesa de Israel e do Hamas no X durante a crise de maio de 2021 | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Francisca Laranjeira Martins Reina | Palestinian encounters with the Women, Peace and Security agenda: between state-building, human rights and justice | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Ana Rita Monteiro Coelho | Descolonização do Conhecimento: Análise da Descolonização da Avaliação da Cooperação para o Desenvolvimento | Inglês | Iscte | 2022 | 2023 |
| Carolina Anjos Fernandes | A resistência das mulheres saarauís nos campos de refugiados e na diáspora espanhola | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Megumi Takai | Feminismo interseccional e ultradireita: movimentos feministas contra Bolsonaro em Portugal | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Joana Sofia Rafael Pereira | Mulheres Afegãs e Violência Estrutural: as implicações do discurso na Guerra Contra o Terrorismo (War on Terror) | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Joana Filipa Salgueiro Pereira | A negação interna da existência de um sistema Apartheid: O caso de Israel | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Daniela Alexandre Azevedo da Silva | A desconstrução do militarismo israelita: das suas fundações históricas aos esforços contemporâneos de desmilitarização da sociedade israelita | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Sophia Maria Kelsch | Resistência Digital: #SaveSheikhJarrah e o papel do activismo palestiniano nas redes sociais | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Marleen Kathrin Schneider | Cooperação Militar - Legitimando o Envolvimento dos EUA no Iémen | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Ana Margarida Quintas Rosado | Acolhimento e integração de refugiados e requerentes de asilo em Portugal: qual o papel do poder local? | Português | Iscte | 2020 | 2022 |
| Inês Maria Costa Pereirinha | Violações de Direitos Humanos Após Ataques Terroristas. | Inglês | Iscte | 2020 | 2021 |
| Faten Ben Slimane | A Tunísia está realmente em processo de democratização ? | Inglês | Iscte | 2020 | 2021 |
| João Miguel Gomes de Almeida Gama Costa | Médicos sem Fronteiras e as limitações da ajuda humanitária: (Preencher um vazio) | Inglês | Iscte | 2020 | 2021 |
| Myriam Garas | Gênero, Nacionalismo e Revolução: O caso das mulheres Curdas em Rojava | Inglês | Iscte | 2020 | 2021 |
| Abbas Ismail | Uma Análise de Conflito sobre a Disputa de Fronteiras Marítimas entre o Líbano e Israel | Inglês | Iscte | 2020 | 2021 |
| Ana Mafalda Sintrão Young | Arte e Resistência na Palestina: o Uso do Graffiti Contra a Ocupação Israelita | Inglês | Iscte | 2018 | 2020 |
| Bernadette Dangl | A Influência da Identidade e do Papel no Comportamento da Politica Externa Russa no Médio Oriente: Um Foco no Conflito Israelo-Palestiniano | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| Elisabete Júlio Domingues | O papel das mulheres na resolução de conflitos: o caso do Iémen | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| João Pedro das Neves Silva de Oliveira Borralho | Relações entre o Egipto e Israel: passado, presente e futuro na Faixa de Gaza. | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| Tatiana Andreia Mota Pires de Aguiar Trilho | Como o privilégio birmânico exclui os Rohyngia da sociedade contemporânea do Myanmar | Inglês | Iscte | 2018 | 2020 |
| Claire Felix | Quando os direitos humanos sao negociaveis. Uma abordagem anthropologica politicas de asilo e migracao gregas. | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| Joana Vilela Fernandes | Cidadania de robôs e direitos das mulheres: o caso do robô Sophia na Arábia Saudita | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| José Alberto Abreu do Souto | Como é que a Guerra Contra o Terrorismo Pós- 11 de setembro contribuiu para a Securitização da Ajuda Humanitária Americana e Britânica para o Iémen? | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Carolina Silva Duarte Sequeira | CONFLITOS DE GÉNERO: ONDE ESTAVAM AS MULHERES DURANTE O GENOCÍDIO DO RUANDA? - VÍTIMAS, CRIMINOSAS E PACIFICADORAS | Inglês | Iscte | 2019 | 2019 |
| Lisa Charline Barrière | Entre o Islão patriarcal e a Islamofobia: uma comparação entre os modelos de emancipação de mulheres muçulmanas no Marrocos e na França | Inglês | Iscte | 2018 | 2019 |
| Maria Maddalena Settembrini | A guerra por procuração entre Irã e Arábia Saudita o caso da guerra civil iemenita | Inglês | Iscte | 2019 | 2019 |
| Nina Jerak | Primavera para os direitos reprodutivos e (de) saúde na Tunísia e no Egito?Uma análise comparativa dos direitos reprodutivos e da saúde antes e depois da Primavera Árabe de 2011 | Inglês | Iscte | 2017 | 2018 |
| Enrico Matteo Rosati | O papel de mulheres na justaposição entre o Islão e o Islão Político. Desvelando as Noites Árabes | Inglês | Iscte | 2017 | 2018 |
| Ruth Esther Schwarz | O impacto da religião na tomada de decisões políticas no conflito israelo-palestino. | Inglês | Iscte | 2018 | 2018 |
Relatórios de Estágio de Mestrado (2)
Terminadas (2)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Ana Margarida Roberto | O ambiente tem género: o caso da Nigéria | Inglês | Iscte | 2020 | 2020 |
| Abbas Ismail | Diplomacia de fronteira marítima entre Líbano e Israel | Inglês | Iscte | 2020 | 2020 |
English