Projetos de Investigação
Blue Shield: Reforçar a Segurança Marítima Europeia
Investigador Responsável
O projeto “Blue Shield: Reforçar a Segurança Marítima Europeia” propõe uma iniciativa intersectorial orientada para os cidadãos, que visa fomentar a reflexão, o diálogo e a colaboração entre decisores, a sociedade civil, a academia (civil e militar) e a indústria sobre o estado atual da segurança marítima na União Europeia (UE). Numa altura em que o espaço marítimo europeu assume um papel cada vez mais fundamental para a autonomia estratégica da UE e para a sua sustentabilidade e capacidade de inovação, este projeto promove uma visão europeia partilhada dos oceanos como um espaço de multilateralismo, cooperação, resiliência e paz. Através de um programa integrado assente num workshop interdisciplinar, em debates cívicos e em publicações orientadas para o apoio à decisão política, o projeto contribui para o fortalecimento da coesão interna da UE, a troca de boas-práticas entre Estados membros, e a capacidade de ação da UE enquanto ator global. Ao mesmo tempo, promove a tomada de decisões informadas, bem como a apropriação pelos cidadãos dos seus direitos e oportunidades de participação cívica no quadro de uma cidadania “azul” mais ativa. A criação de uma Blue Shield Network, enquanto comunidade de especialistas, e de um Blue Shield Hub, enquanto plataforma digital de participação bottom-up da sociedade civil, assegurará que os resultados alcançados terão um forte efeito multiplicador, em estreita coordenação com instituições e agências comunitárias relevantes.
Informação do Projeto
2026-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Estudo sobre o impacto da pandemia Covid-19 em Portugal
Investigador
Identificar as alterações em curso em termos de equilíbrios de poder e nas dinâmicas políticas de instituições multilaterais ou de países terceiros com impacto significativo na inserção externa de Portugal; Avaliar o grau de eficácia da resposta institucional portuguesa, nomeadamente em termos de coordenação na resposta à crise, na sua dimensão externa e interna, em particular nos chamados ministérios de soberania; Estudar as implicações da pandemia em cenários de médio-prazo, e qual será o seu impacto em termos da posição de Portugal.
Informação do Projeto
2021-01-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto
Segurança humana e desenvolvimento nas relações UE - África: ODS, migrações e alterações climáticas
Investigador
Contribuir para a produção de conhecimento e para o debate interdisciplinar e intersectorial sobre a integração das políticas nacionais e europeias de segurança humana e desenvolvimento e, no quadro destas, da securitização de questões relacionadas com migrações e alterações climáticas. 
Informação do Projeto
2020-09-01
2021-08-31
Parceiros do Projeto
Estágio de Investigação em Estudos Internacionais
Investigador
Curso de formação superior com módulos teóricos e metodológicos comuns, ao longo de 20 horas de contacto onde os estudantes são introduzidos à dinâmica de funcionamento de uma unidade de investigação e ao processo de investigação académica, com aplicações à área científica dos Estudos Internacionais. Programa individual de investigação e de trabalho prático com o acompanhamento de um investigador responsável.
Informação do Projeto
2020-07-28
2020-10-28
Parceiros do Projeto