Projetos de Investigação
WED PT - Elites in Portugal
WED PT – Elites in Portugal is a research project inscribed in the World Elite Database (https://worldelitedatabase.org/), which is a cooperative data and analysis project led by researchers on elite populations across the world. We are an international consortium of scholars from Chile, China, Denmark, Italy, France, Finland, Germany, Norway, Poland, Portugal, Russia, Sweden, Switzerland, the United Kingdom, and the USA, but with the purpose of expanding to more countries worldwide. We work together to develop a new standardized data regime to study and share data about elites. Our aim is to solve the problem of comparability and heterogeneity in the study of national power structures, and to foster a cooperative community of scholars interested in studying elite populations systematically. Having in mind this international approach, “WED PT – Elites in Portugal” also has the objective of deepening the study of elites in Portugal, and for that will mobilize the theoretical and methodological instruments for historical and contemporary challenges that the study of elites entails for better understanding inequalities, class, values, democracy, economic growth, development, and social well-being.
Informação do Projeto
2023-11-21
2028-12-31
Parceiros do Projeto
Associações e desenvolvimento local: o lugar do associativismo voluntário-popular
De que modo as associações voluntárias-populares contribuem para o desenvolvimento local? Este projeto de investigação analisará o contributo do associativismo voluntário-popular para o processo de desenvolvimento dos territórios e das comunidades, a partir de um estudo comparativo dos concelhos do Barreiro e de Loures, entre 1960-2021. Mobilizando a problemática da ação coletiva, continuada e organizada, em relação com os processos de desenvolvimento local e mudança social, pretende-se estudar as dinâmicas de ação coletiva associativa portuguesa, através de um duplo enfoque: (i) a escala mesossocial e as associações; (ii) a escala microssocial e os dirigentes associativos. Pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento teórico-empírico sobre o associativismo popular e para a caracterização das suas organizações. Para isso, empreender-se-á uma estratégia metodológica mista, com recurso à aplicação de inquéritos por questionário às associações, realização de entrevistas em profundidade aos dirigentes e a pesquisa documental. Orientação: Nuno Nunes (CIES-Iscte) e Patrícia Ávila (CIES-Iscte)  
Informação do Projeto
2023-02-01
2027-02-01
Parceiros do Projeto
Abrir Abril
ABRIR ABRIL centra-se na promoção e fortalecimento do associativismo livre, a partir de três territórios BIP/ZIP e da sua envolvente, com enfoque nas conquistas da democracia, prestes a celebrar 50 anos. A criação de laboratórios de história viva (iniciativa de ciência cidadã), fóruns e roteiros, articulam novos e velhos movimentos associativos para responder aos desafios atuais e fazer cumprir o direito à cidade. ABRIR ABRIL acompanha o cinquentenário da Revolução dos Cravos, através da criação de rotas comemorativas do associativismo e da conquista pelo direito à habitação, contadas pela voz dos próprios habitantes nos três bairros em estudo: Bairro 2 de Maio (Ajuda), Bairro dos Lóios (Marvila) e Bairro da Bela Flor (Campolide).
Informação do Projeto
2022-09-14
2023-09-13
Parceiros do Projeto
Inquérito Nacional às Associações de Cultura, Recreio e Desporto
O inquérito decorre no âmbito de uma parceria entre o OBAP - Observatório do Associativismo Popular e o OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais. A investigação pretende mapear e caracterizar o associativismo popular português, a partir de um conjunto de perguntas variadas sobre as associações, as suas atividades, os sócios, dirigentes e seus projetos. O OBAP é um projeto de parceria entre a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e duas universidades portuguesas, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (nomeadamente, o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia) e a Universidade Lusófona, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o associativismo popular português. O OPAC é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2022-09-01
2024-08-31
Parceiros do Projeto
O Papel do Associativismo Popular no Envelhecimento Ativo
Informação do Projeto
2021-05-17
2022-08-31
Parceiros do Projeto
Elaboração de Estudo do Movimento Associativo Popular do Concelho de Loures
Informação do Projeto
2018-06-01
2020-03-31
Parceiros do Projeto