Ciência-IUL    Autores    Jorge Caleiras    Currículo
Resumo CV

Jorge Caleiras é investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE-IUL). É membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e da EspaNET Portugal (European Network for the Analysis of Social Policy). Em paralelo com a sua carreira nos serviços públicos de segurança social, tem desenvolvido investigação e publicado nas áreas do mercado de trabalho, das políticas sociais e de emprego. Destacam-se, entre outras obras, Para Lá dos Números - As Consequências Pessoais do Desemprego; Bridges for Inclusion - Um Overview Português; A Articulação das Estratégias de Emprego e Inclusão Social (em coautoria com Jordi Estivill); É o (Des)emprego Fonte de Pobreza? (em coautoria com Pedro Hespanha). Além de diversas comunicações e da participação em atividades de extensão e disseminação de conhecimento , tem ainda publicado artigos em revistas com arbitragem científicapor exemplo, na Revista Crítica de Ciências Sociais ou no E-Cadernos, ou em jornais como o Le Monde Diplomatique/Edição portuguesa.

Foi Prémio António Dornelas 2017.

Publicou recentemente:

Caleiras, J. (2019), “Entre o retrocesso e a mitigação: caminhos e descaminhos das políticas de emprego em Portugal na última década”, Observatório das Desigualdades e-Working Papers, N.º 1/2019: 32; ISCTEIUL, CIES-IUL, ISSN 2183-4199, doi: 10.15847/CIESODWP012019. Disponível em http://observatorio-dasdesigualdades.com/working-papers-od/

(2017) O Labirinto das Políticas de Emprego. Cadernos do Observatório sobre Crises e Alternativas, nº 10, Março de 2017. CES, Lisboa (em co-autoria com Pedro Hespanha).

Hespanha, Pedro; Caleiras, Jorge (2017), O Labirinto das Políticas de Emprego, in Manuel C. da Silva; Pedro Hespanha e José M. C. Caldas (Org.), Trabalho e Políticas de Emprego. Um Retrocesso Evitável. Lisboa, Actual, 121-196.

Caleiras, Jorge; Caldas, J.M. Castro  (2017), Emprego e Desemprego. O que Mostram e o que Escondem as Estatísticas, in Manuel C. da Silva; Pedro Hespanha e José M. C. Caldas (Org.), Trabalho e Políticas de Emprego. Um Retrocesso Evitável. Lisboa, Actual, 197-244.

 

Áreas de Investigação
Mercado de trabalho e políticas sociais e de emprego. Desigualdades e risco social. Cidadania, políticas públicas e proteção social