Kosena Animoto: contributo de uma noção Bijagó (Guiné-Bissau) de vida boa para o debate sobre alternativas ao desenvolvimento e conceções não-eurocêntricas do bem-estar
Bolseiro de Doutoramento
Se o desenvolvimento representa um conceito crucial para compreender as trajetórias dos países africanos depois da independência, representa, por outro lado, um conceito pouco questionado, porquanto é considerado por muitos decisores políticos destas nações como único projeto de sociedade digno de ser perseguido. Esta tese propõe-se realizar um exame crítico do discurso de desenvolvimento (assente na ideia da modernidade e do progresso) em relação à África, e examinar em que medida certas visões de vida boa poderão inspirar modelos alternativos de desenvolvimento.
Com base na proposta das Epistemologias do Sul, que promove a multiplicidade de sabres e de projetos de sociedade, investigamos em que consiste o conceito de vida boa das populações Bijagós das ilhas Urok (Guiné-Bissau) e em que medida sugere um modelo alternativo de desenvolvimento. Para o efeito, realizamos, durante quatro meses, um estudo etnográfico.
Descobrimos que existe na língua local (Bijagó) uma expressão equivalente ao bemestar: kosena animoto, que significa felicidade para a terra/comunidade, representando um conceito de vida boa intrinsecamente comunitário.
Kosena animoto não corresponde à noção de vida boa de cariz economicista, evolucionista e individualista subjacente ao conceito de desenvolvimento, pois o ser humano, enquanto individuo, não representa o centro das preocupações, mas sim, o ser humano inserido dentro da comunidade.
Se para os membros destas comunidades o desenvolvimento é associado à ideia de uma modernização impulsionada pela ciência e tecnologia, assim como ao melhoramento das condições materiais de existência, kosena animoto está mais associado ao estado de tranquilidade, sossego e de relações sociais harmoniosas.
Palavras-chave: Desenvolvimento, pós-desenvolvimento, Epistemologias do Sul, conceções não-eurocêntricas de bem-estar/vida boa, Ilhas Urok, Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau
Informação do Projeto
2020-08-01
2024-07-31
Parceiros do Projeto
English