O potencial transformador das tecnologias energéticas oceânicas
O projeto investiga as condições em que o processo de transição para um sistema energético sustentável pode impulsionar a transformação de indústrias existentes (muitas vezes em declínio), uma questão ainda pouco explorada, apesar da sua relevância económica e política. O contexto empírico é o processo de construção de um novo sistema em torno das tecnologias energéticas oceânicas e sua contribuição para o desenvolvimento da economia do mar em Portugal. O projeto combina contribuições teóricas e empíricas das áreas das transições sócio-técnicas e da geografia económica para "contextualizar" o desenvolvimento do novo sistema e investigar a natureza e os efeitos da sua interação com o contexto em que evolui. O foco é no potencial transformador da coevolução entre o sistema emergente e "setores contíguos" - isto é, setores existentes, não inicialmente envolvidos na tecnologia, que oferecem competências complementares. Processos de recombinação de conhecimento novo e existente em novas configurações podem ter lugar ao longo dessa coevolução e conduzir, em última instância, à transformação destes sectores. Para compreender estes processos é preciso ir além da análise do novo sistema e abordar a questão também do ponto de vista dos atores do contexto. Tal implica analisar a forma como os atores do sistema mobilizam os atores do contexto e como estes respondem, bem como investigar os processos que ocorrem ao longo da interação, os efeitos ambos os níveis e as condições que os determinam. Os processos são também contextualizados no espaço, para investigar as implicações sua natureza multi-escalar e os efeitos no desenvolvimento regional. A análise empírica aborda a trajetória passada e a situação atual de duas tecnologias - energia das ondas e eólica offshore - e é complementada com uma análise comparativa com a Noruega. Combina-se a avaliação da dinâmica das interações ao nível do sistema, com uma análise aprofundada do comportamento dos atores, e são realizados três estud...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (IT)
- LNEG - Líder (Portugal)
- UP - (Portugal)