Carlos Pereira dos Santos tem licenciatura, mestrado e doutoramento em Matemática pela Universidade de Lisboa. Atualmente é investigador no Centro de Matemática e Aplicações (NovaMath), da FCT NOVA, e professor no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
A sua investigação centra-se na área da Teoria de Jogos Combinatórios, tendo feito o doutoramento sob a orientação de Richard Nowakowski, da Dalhousie University, um dos maiores especialistas mundiais nesta área. Publicou vários artigos em revistas internacionais e apresentou trabalhos em importantes conferências dedicadas ao tema.
No âmbito da divulgação da matemática, é coautor do livro «A Matemática no Código Da Vinci», juntamente com Luís Tirapicos e Nuno Crato, e participou nos projetos «Jogos com História» e «Jogos do Mundo» (Visão/Público), em colaboração com João Pedro Neto e Jorge Nuno Silva. Durante 10 anos, foi Vice-Presidente da Associação Ludus, uma das mais relevantes instituições portuguesas dedicadas à matemática recreativa. Integrou comissões científicas de projetos pioneiros como o «Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos» e «Recreational Mathematics Colloquia». Foi também managing editor da Recreational Mathematics Magazine.
Relativamente ao Ensino da Matemática em Portugal, leciona e investiga temas relacionados com matemática elementar. Destaca-se ainda o facto de ter coordenado, durante três anos, o Centro de Formação de Professores da Sociedade Portuguesa de Matemática e, posteriormente, ter sido diretor do Centro de Formação de Professores da Associação Ludus. Organizou e dinamizou dezenas de cursos em diversas áreas. Carlos Santos é um grande entusiasta do Singapore Math para o ensino da matemática e foi editor do Jornal das Primeiras Matemáticas.
Quanto a hobbies, Carlos Santos é Mestre Internacional de Xadrez. Foi Campeão Nacional em 1998 e 2000 e obteve o 5.º lugar no Campeonato do Mundo de sub-18 em 1989.