In/sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa
O objectivo central da pesquisa é o de relacionar resultados escolares com um conjunto de variáveis de caracterização do aluno e da sua família no sentido de medirmos o efeito que produzem nesses resultados. Concretamente, pretende-se analisar os resultados obtidos nas provas nacionais do ensino básico (4º, 6º e 9º anos de escolaridade) considerando os efeitos, por um lado, do sexo, da naturalidade e da nacionalidade do aluno e, por outro, da condição de classe, da escolaridade, da naturalidade e da nacionalidade dos seus progenitores. Subsidiariamente, serão identificadas escolas com resultados dissemelhantes, tendo populações discentes muito semelhantes quanto à condição social e origem nacional das famílias dos alunos que as frequentam e exploraremos junto destas alguns aspectos do “efeito escola” (perfil de liderança, projecto educativo, organização das turmas e turnos) na produção do (in)sucesso.
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-10-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Programa Internacional para a Análise das Competências dos Adultos - Portugal
O projecto visa assegurar, nas suas várias vertentes, a participação de Portugal no PIAAC (The Programme for the International Assessment of Adult Competencies). O PIAAC é um estudo comparativo internacional, promovido pela OCDE, dirigido à avaliação das competências da população adulta, com idades entre os 16 e os 65 anos, no qual participam mais de 30 países. Após o IALS (International Adult Literacy Survey), este será o primeiro grande estudo internacional neste domínio. As competências dos adultos serão avaliadas através de uma metodologia directa que implica a realização de uma prova em computador ou em papel. Os domínios de competências em avaliação nesta pesquisa são literacia, numeracia e resolução de problemas em ambientes tecnológicos.
Informação do Projeto
2008-10-01
2012-07-01
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Learning to Learn
O projecto consistiu na aplicação nacional do pré-piloto de um inquérito por questionário às competências e representações acerca da aprendizagem dos alunos do ensino básico, com 14 anos de idade, promovido pela Comissão Europeia. Inquiriram-se alunos de cinco escolas do país, enquadradas em contextos sócio-espaciais diversificados e realizaram-se, paralelamente, com o objectivo de obter uma percepção mais aprofundada sobre instrumento criado, cinco Focus Group com os jovens inquiridos.
Informação do Projeto
2008-03-01
2008-03-15
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Jovens Descendentes de Imigrantes e Futuro: Trajectórias Escolares e Orientações Profissionais no Finalizar da Escolaridade Obrigatória
Este projecto tem como objectivo equacionar de que modo as pertenças étnica, socioeconómica, e de género, por um lado, e a trajectória e situação escolar, por outro, se intercruzam e concorrem na definição das escolhas escolares e das orientações profissionais dos jovens das segundas gerações de imigrantes, no finalizar da escolariedade obrigatória.
Informação do Projeto
2006-11-01
2008-05-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Etnicidade, Trajectórias Escolares e Orientações Profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória
Nas últimas décadas, o aumento da pressão migratória em Portugal e a sua crescente expressão demográfica e cultural tem constituído uma problemática de interesse e debate generalizado. Persiste, no entanto, um insuficiente conhecimento científico sobre as configurações e condições que caracterizam a presença deste segmento, heterogéneo do ponto de vista cultural, social e etário, na sociedade portuguesa. No campo da sociologia, carecem dados como aqueles que dizem respeito à composição social, aos processos de escolarização e trajectos dos jovens descendentes de imigrantes em Portugal. Projecta-se por isso, nesta pesquisa, a construção de um acervo de informação multidimensional e problematizadora que permita colmatar algumas das insuficiências constatadas.
Informação do Projeto
2005-08-01
2009-04-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder