Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2023/2024 | 2º | Raízes Históricas e Escolas/Paradigmas | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2023/2024 | 2º | Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2023/2024 | 1º | Perspectivas Teóricas em Antropologia | Doutoramento em Antropologia; | Sim |
2023/2024 | 1º | Teoria Antropológica: Explicação e Interpretação | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2023/2024 | 1º | Epistemologia e Conhecimento Antropológico | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2022/2023 | 2º | Antropologia e Arte | -- | Sim |
2022/2023 | 2º | Dissertação em Antropologia | -- | Sim |
2022/2023 | 2º | Elaboração de Projecto em Antropologia | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2022/2023 | 2º | Trabalho de Projeto em Antropologia | -- | Sim |
2022/2023 | 2º | Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2022/2023 | 1º | Dissertação em Antropologia | -- | Sim |
2022/2023 | 1º | Estágio de Investigação em Antropologia | -- | Sim |
2022/2023 | 1º | Trabalho de Projeto em Antropologia | -- | Sim |
2022/2023 | 1º | Teoria Antropológica: Explicação e Interpretação | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2022/2023 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | -- | Sim |
2022/2023 | 1º | Epistemologia e Conhecimento Antropológico | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2022/2023 | 1º | Antropologia e Imagem | -- | Sim |
2021/2022 | 2º | Dissertação em Antropologia | -- | Sim |
2021/2022 | 2º | Trabalho de Projeto em Antropologia | -- | Sim |
2021/2022 | 2º | Raízes Históricas e Escolas/Paradigmas | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 2º | Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Dissertação em Antropologia | -- | Sim |
2021/2022 | 1º | Estágio de Investigação em Antropologia | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Trabalho de Projeto em Antropologia | -- | Sim |
2021/2022 | 1º | Teoria Antropológica: Explicação e Interpretação | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Epistemologia e Conhecimento Antropológico | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2020/2021 | 2º | Antropologia e Arte | -- | Sim |
2020/2021 | 2º | Dissertação em Antropologia | -- | Sim |
2020/2021 | 2º | Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2020/2021 | 1º | Dissertação em Antropologia | -- | Sim |
2020/2021 | 1º | Teoria Antropológica: Objetivismo, Relativismo e Verdade | -- | Sim |
2020/2021 | 1º | Estágio de Investigação em Antropologia | -- | Sim |
2020/2021 | 1º | Objectivismo, Relativismo e Verdade | -- | Sim |
2020/2021 | 1º | Epistemologia e Conhecimento Antropológico | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2019/2020 | 2º | Dissertação em Antropologia | Mestrado em Antropologia (UTAD); Mestrado em Antropologia; | Sim |
2019/2020 | 2º | Elaboração de Projecto em Antropologia | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2019/2020 | 2º | Raízes Históricas e Escolas/Paradigmas | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2019/2020 | 2º | Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dissertação em Antropologia | Mestrado em Antropologia (UTAD); Mestrado em Antropologia; | Sim |
2019/2020 | 1º | Teoria Antropológica: Objetivismo, Relativismo e Verdade | -- | Sim |
2019/2020 | 1º | Epistemologia e Conhecimento Antropológico | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (11)
Em curso (8)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Inês Magalhães Lopes | Viver e Deixar as Testemunhas de Jeová - Doutrina, Transformação Pessoal, Sofrimento Psiológico e Autodeterminação | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2019 |
César Augusto Lopes Tomé | Cada cabeça sua setença. Análise antropológica das emoções e sentimentos como elementos constitutivos das sentenças judiciais | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Luís Pedro Barriga de Sá Ramalho | Julgamento da violência. A disputa de legitimidade como forma de definir violência. | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Paulo Alexandre Araújo Alves | Viver com Alzheimer: Narrativas e políticas nacionais de apoio aos diagnosticados e familiares e/ou cuidadores | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Inês Tomé Martins | Para além da autonomia: a pessoa em fim de vida | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Emidio Vieira Salomone Gune | Em busca de uma coompreensão ética sobre a sexualidade: Uma etnografia a partir do quotidiano na região do Grande Maputo | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Ricardo Alexandre | Tradição e comunidade no Japão | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Inês Lopes | Pertença e apostasia na comunidade Jeová | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (3)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Ricardo Filipe dos Santos Alexandre | A Tarefa de Ser: tradição, lugar e finitude humana. Da cultura japonesa à reflexão antropológica | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2022 |
Sofia Mónica Azinhais de Figueiredo Wahnon | Os ?Homens-Filhos? Tradição humanística e discurso antropológico sobre a infância e a enculturação das crianças | Português | ISCTE-IUL | -- | 2014 |
Sofia Wahnon | Antropologia da Infância | Português | ISCTE-IUL | -- |
Dissertações de Mestrado (13)
Em curso (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Nuno Miguel Paulino Rosa Vilar | Anarquismo, Estado e Autoridade | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 |
Terminadas (12)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Guilherme Amaral de Mello Santos | A Ecologia da Consciência e do Prazer: Contributos Antropológicos aos Estudos Ecológicos a Partir da Ciência Psicodélica, do Pensamento Ameríndio e do Xamanismo Yanomami | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Igor Torres de Almeida | Envolvendo-se com a Diferença Cultural: Antropologia e suas Premissas, Contradições e Paradoxos | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Maria Nobre Tavares Santos | Flores de Plástico no Cemitério- materialidade e significado | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2024 |
Guilherme Ribeiro Teles de Figueiredo | Reentrando no Círculo: Interpretação, Preconceito, e a Viragem Ontológica | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2021 |
Luís Pedro Barriga de Sá Ramalho | Violência, Práticas e Narrativas | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Paulo Alexandre Araújo Alves | Incertezas: Possibilidades de envelhecer numa instituição de cuidados formais | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Inês Magalhães Lopes | Do Kamo, Ser-no-mundo e a Universalização da Concepção Individualista de Pessoa - Um Olhar Crítico sobre a Idealização da Universalidade dos Direitos Humanos e a sua relação com a Antropologia | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Ana Teresa Real Correia Lopes Urbano | Sobre as Árvores que Nascem das Pedras. Etnografia da Barragem da Póvoa no Alto Alentejo (1923-2013) | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2016 |
César Augusto Lopes Tomé | ECOS DE BERENICE EM TORNO DE UM JUÍZO CRIMINAL (tentame de Antropologia do Direito) | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Veruska Paioli do Nascimento Marques | Relativismo Linguístico Revisitado: Como categorias numéricas podem influenciar a representação do mundo | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Nádia Sofia Primavera Carvalho Nunes | Vocação Ontológica da Técnica: Transumanismo e Possibilidade | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Inês Tomé Martins | A Pessoa Quase Autónoma: Decisão, Ação e Relações Sociais em Fim de Vida | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |