Se não podes vencê-los, junta-te a eles: Um estudo sobre o auto-reforço da corrupção nas democracias
Bolseira de Doutoramento
Democracias bem estabelecidas ainda lutam contra a corrupção, apesar dos esforços para combatê-la. Uma das razões pode ser que as políticas anticorrupção não abordam a corrupção como um fenómeno que se autoalimenta, ou seja, quanto mais disseminada ela é percebida, mais as pessoas estão dispostas a se envolver em comportamentos corruptos. Compreender a corrupção sob essa ótica é fundamental para combatê-la de forma eficaz. Portanto, este projeto visa responder à questão de investigação: «Como os indivíduos contribuem para a corrupção auto-reforçada nas democracias?», através de três mecanismos diferentes, mas inter-relacionados, de reações e processos sociais.
A corrupção pode ser auto-reforçadora porque a sociedade rotula o que é desvio ou não. Portanto, este projeto irá primeiro examinar como a sociedade define a corrupção e como isso pode explicar por que alguns comportamentos corruptos são ignorados, perpetuando assim a corrupção. Serão analisados dados secundários de duas pesquisas representativas realizadas em Portugal (n=1020) e Espanha (n=1506), uma vez que estes países têm baixos níveis de experiência e tolerância à corrupção, mas elevadas perceções de corrupção generalizada. Serão analisadas cinco dimensões da corrupção para compreender como as pessoas a definem. Além disso, serão realizadas análises de regressão para avaliar se a definição de corrupção representa diferenças na tolerância a atos corruptos específicos e que outras variáveis podem influenciar isso.
A corrupção também pode ser auto-reforçada porque o comportamento desviante é aprendido através de interações sociais e é motivado por sentimentos intrínsecos de auto-recompensa ou autocensura, bem como por sentimentos extrínsecos de validação social ou desaprovação. Assim, este projeto irá também investigar os mecanismos psicológicos que levam as pessoas a envolverem-se em atos de corrupção, perpetuando-os. Este estudo irá centrar-se em participantes portugueses, dado o elevado nível de corrupç...
Informação do Projeto
2024-09-02
2028-09-01
Parceiros do Projeto
English