Isabel Maria Estima Costa Lourenço
217650496 (Ext. 220130)
Gabinete D5.06
Cacifo 105-B
Resumo CV

Isabel Lourenço é professora associada (com agregação) no ISCTE. 

Fez a sua formação académica no ISCTE. É licenciada em Gestão em 1992, mestre em Ciências Empresariais em 1996, e doutora em Gestão, com especialização em Contabilidade, em 2002.

Tem experiência de mais de 25 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em diversos programas académicos do ISCTE, incluindo as Licenciaturas de Gestão e de Contabilidade e Finanças, os Mestrados de Contabilidade, de Gestão, de Finanças e de Gestão internacional e os Programas de Doutoramento de Contabilidade e de Gestão. Tem também experiência de mais de 20 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em programas de Formação para Executivos no INDEG – ISCTE Executive Education (INDEG).

Participou ativamente na criação de diversos programas académicos e para executivos no ISCTE e no INDEG. Foi diretora de vários programas académicos do ISCTE, incluindo o Mestrado de Contabilidade e o Programa de Doutoramento em Contabilidade, sendo atualmente diretora da Especialização em Contabilidade do Programa de Doutoramento em Gestão. Tem sido também diretora de diversos programas para executivos do INDEG, sendo atualmente diretora do Executive Master de Corporate Reporting, do Executive Master de Contabilidade e Fiscalidade e da Pós-Graduação em Contabilidade Financeira Avançada.

Tem também participado ativamente em órgãos de gestão académica no ISCTE. Foi  Sub-diretora da Business Research Unit do ISCTE (BRU_iscte) e Coordenadora do Financial and Management Accounting Research Group da BRU_iscte. É atualmente Membro da Comissão Científica do Departamento de Contabilidade, Membro do Plenário da Escola de Gestão, Membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Gestão e Coordenadora dos Seminários de Investigação da BRU_iscte.

É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutoramento em contabilidade. Tem também lecionado e realizado palestras em outras universidades no Brasil, incluindo a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal do Pernambuco e a Fundação Getúlio Vargas. Tem ainda realizado palestras em universidades de outros países incluindo a University of Glasgow, a Coventry University e a University of Lille.

É autora de mais de 10 livros didáticos de contabilidade editados em Portugal, dos quais se destacam os seguintes: “Aplicação das Normas do IASB em Portugal”, “IFRS Demonstrações Financeiras: um guia para executivos”, “IFRS Demonstrações Financeiras: casos para executivos”, “Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos” e “Contabilidade Financeira: o essencial”. É também autora de capítulos de livros editados internacionalmente, dos quais se destaca o “IFRS Adoption in Brazil” (incluído no livro The Routledge Companion to Accounting in Emerging Economies), e coordenadora do livro editado internacionalmente intitulado “Standardization of Financial Reporting and Accounting in Latin American Countries”.

É investigadora da Business Research Unit do ISCTE (BRU_iscte). Apresenta regularmente os resultados da sua investigação nas mais prestigiadas conferências científicas de contabilidade, incluindo o congresso anual da European Accounting Association os congressos da American Accounting Association. É autora de diversos artigos científicos publicados em revistas de referência a nível internacional, nomeadamente, a European Accounting Review, o Accounting in Europe, o Australian Accounting Review, a Review of Quantitative Finance and Accounting, o International Journal of Managerial and Financial Accounting, o Corporate Governance: the International Journal of Business in Society, e o Journal of Business Ethics.

Tem experiência significativa na coordenação de projetos de investigação. Foi orientadora de 7 teses de doutoramento e de 38 dissertações de mestrado. Tem atualmente em curso um projeto de investigação integrado no “Informing the IASB Standard Setting Process IAAER – KPMG Reseach Oportunities” e financiado pela International Association for Accounting Education and Research (IAAER). Este projeto, intitulado “Elimination of Accounting Choices and the Comparability of Financial Statements: the adoption of IFRS 11 – Joint Arrangements”, tem por objetivo analisar o impacto que a decisão do IASB de eliminar o método de consolidação proporcional teve na comparabilidade da informação contabilística.

Tem ligações com a comunidade académica europeia e americana. Foi membro do Comité Científico do Congresso Anual da European Accounting Association e é atualmente membro do Comité Científico da European Accounting Review, uma das mais prestigiadas revistas científicas de contabilidade. Foi revisora dos artigos submetidos à Conferência Anual da American Accounting Association e é atualmente coordenadora da área de Contabilidade Financeira da Conferência Internacional de Contabilidade da USP, a mais prestigiada conferência de contabilidade do Brasil.

Tem colaborado ativamente em instituições que regulam a contabilidade em Portugal e na Europa. É Membro do Conselho Geral, da Comissão Executiva e do Comité de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística, nomeada na qualidade de Personalidade de reconhecido mérito. É também membro do European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) Academic Network.

Tem ainda colaborado ativamente em Instituições que regulam a profissão ligada à contabilidade em Portugal. É Coordenadora de um dos módulos de Contabilidade Financeira do Curso de Preparação para as Provas de Admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e é Membro do Júri das Provas de Admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. É também Membro da Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Tem participado também como formadora em ações de formação promovidas por Organismos Reguladores e Associações de Profissionais em Portugal, nomeadamente a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, a Ordem dos Contabilistas Certificados, o Tribunal de Contas, a Associação Portuguesa dos Técnicos de Contas e a Associação Portuguesa de Empresas de Contabilidade.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Agregação Contabilidade 2015
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Doutoramento Gestão 2002
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Mestrado Ciências Empresariais 1996
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Licenciatura Organização e Gestão de Empresas 1992
Áreas de Investigação
IFRS
Contabilidade Internacional
Consolidação e Assuntos Relacionados
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Educação em Contabilidade