Joana Fazenda Mendes Mourão
217903077 (Ext. 722161)
Cacifo 239
Resumo CV

Joana Mourão é investigadora e consultora em Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve projetos científicos, técnicos e educacionais, promovendo o conhecimento sobre urbanismo, arquitetura e sustentabilidade urbana apresentando comunicações em Portugal e no estrangeiro (CIENCIA VITAE). Atualmente, desenvolve pós-doutoramento em Reabilitação Urbana e de Edifícios no IST (CiTUA) e no LNEC (NUT) com apoio da FCT, tendo publicado vários artigos científicos e apresentado comunicações internacionais sobre regeneração urbana e processos de decisão nas intervenções em edifícios existentes (reabilitação). O seu percurso académico caracteriza-se por uma forte interdisciplinaridade entre o urbanismo, arquitetura, engenharia, ambiente e ciências sociais. A sua última publicação apresenta o método de apoio à decisão em reabilitação de edifícios que concebeu (V Changing Cities, 2022 ) Em 2018 acompanhou a comissão Reabilitar como Regra e o Regime aplicável à reabilitação de edifícios (DL/95, 2019).

Joana Mourão tem sido docente convidada em cursos de pós-graduação (FCTUNL, FEUCP), mestrado e doutoramento (ISCTE, IST) e foi professora e tutora no curso de Doutoramento em Urbanismo (Universidade Lusófona ULHT), lecionando a unidade curricular Ecologia Urbana e orientando seminários de investigação. Foi também docente da licenciatura em Engenharia Civil da Universidade Independente, lecionado a cadeira Edifícios (ver atividade docente).

Participa em revisão de artigos científicos ao nível internacional e na arguência e orientações de projetos de tese e de estágios internacionais de investigação (IAESTE). Orientou uma tese de doutoramento concluída (ULHT) e outra em desenvolvimento (FAUL). Foi membro da comissão organizadora e científica do congresso ENCORE2020 (LNEC) e responsável por visitas técnicas filmadas com a Associação APRUPP, de que é membro. Junto da sociedade civil, tem promovido visitas e debates em áreas urbanas em processos de regeneração para promover a cultura científica sobre o património urbanístico e a gestão ecológica do ambiente construído. Foi também consultora em avaliação de impacte de políticas urbanas e habitacionais (Angola e Moçambique, para NEMUS, Lda) e teve atividade por conta própria.

Doutorou-se com a tese “Planeamento do Metabolismo Urbano: uma via para a restrição das emissões de gases com efeito de estufa” com a orientação de M. Fernandes de Sá (FAUP,2012) e Albert Cuchí (ETSAV), incidindo no estudo de Planos Diretores Municipais e sua relação com as emissões de carbono de origem urbana. Colaborou no projeto MEMO, Evolução do Metabolismo da Área Metropolitana de Lisboa, no IN+/IST e DINAMIA’CET/ISCTE-IUL (2013-2015) financiado pela FCT (E-book Atlas da Água e da Agricultura da Região de Lisboa 1900-1940 (2016). Publicou também no premiado livro “Cities in crisis: Socio-Spatial Impacts of the Economic Crisis in Southern European Cities” (Routledge) com o capítulo “Urban Planning and Territorial Management in Portugal (1988-2008). Antecedents and impacts of the 2008 financial and economic crisis” (2016), na sequência de conferência na Hafen City, Hamburgo.

No início do seu percurso de investigação foi bolseira de investigação no NAU do LNEC (atual NUT) no projeto “Habitação para o futuro. Requisitos e modelos para a sociedade da informação e ecologia” (2003-2005) coordenado por A. R. Cabrita e J. B. Pedro, com missões na Alemanha no âmbito do estudo “sustentabilidade ambiental da habitação”.