Infraestrutura das Atitudes Sociais e Políticas dos Portugueses
Informação do Projeto
2013-04-01
2016-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- ICS/UL - Líder (Portugal)
Inquérito Social Europeu 6
O ESS tem três objetivos principais: 1) analisar as atitudes e valores sociais na Europa assim como a sua interacção com o processo de mudança das instituições; 2) promover e consolidar metodologias de investigação de pesquisa transnacionais; 3) contribuir para a divulgação de métodos de análise de dados em estudos comparativos transnacionais. É ainda objetivo fundamental do ESS divulgar e disseminar a informação recolhida.
Informação do Projeto
2012-05-14
2013-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- ICS/UL - Líder (Portugal)
Observatório das Desigualdades
O Observatório das Desigualdades é uma plataforma de recolha, sistematização, investigação, difusão e debate de dados e análises sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional: desigualdades de rendimentos e emprego, de habilitações escolares, qualificações e competências, de classe social, género, étnico-raciais ou etárias, na saúde, habitação, práticas culturais, utilização de novas tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Os progressos verificados ao longo das últimas décadas na sociedade portuguesa, a múltiplos níveis, não impediram a persistência de formas tradicionais de desigualdade, enquanto outras surgiram ou tornaram-se mais visíveis e intoleráveis. Além disso, no mundo atual têm cada vez mais importância as desigualdades globais e as suas relações com as desigualdades nacionais ou locais. As desigualdades, por outro lado, não são só parâmetros estruturais das sociedades, mas também objeto de ação individual e coletiva, nomeadamente de movimentos sociais e políticas públicas, com consequências variadas na redução ou acentuação das desigualdades sociais. O Observatório toma todos estes aspetos das desigualdades sociais como objeto da sua atividade. Para além de promover a difusão de informação e o conhecimento científico sobre desigualdades sociais, contribui para o debate público e para a fundamentação e avaliação de políticas públicas com incidências nas desigualdades sociais. A concretização destes objetivos faz-se por meio de um conjunto de instrumentos e atividades, com destaque para o sítio eletrónico “Observatório das Desigualdades”, incluindo também um sistema de indicadores, o aprofundamento de conceitos e métodos, a promoção de conferências, debates e publicações, assim como a realização de projetos de investigação e estudos especializados sobre o tema. O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Insti...
Informação do Projeto
2008-10-17
--
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- IS-UP - (Portugal)
- CES-UA - (Portugal)
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- IS-UP - Líder (Portugal)
A Modernização das Estruturas Sociais
Pretende-se com este projecto colmatar significativas lacunas de conhecimento que se verificam a propósito de uma questão tão decisiva como é a dos processos de modernização da sociedade portuguesa contemporânea. O objectivo central é proceder a uma análise sociológica, elaborada no plano teórico e solidamente suportada no plano da evidência empírica, dos processos de reconfiguração das estruturas sociais que atravessam actualmente a sociedade portuguesa.
Informação do Projeto
1997-05-15
2000-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Competitividade e Exclusão Social: as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto
Com este projecto procuramos, através da análise comparativa das duas principais áreas metropolitanas portuguesas (Lisboa e Porto), analisar os processos em curso de alteração dos factores de competitividade e de emergência de sistemas territoriais de inovação com as recomposições sociais que lhes estão associadas, bem como os processos de produção/reprodução de novas formas de exclusão social.
Informação do Projeto
1997-03-01
2000-12-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- Dinâmia-ISCTE-IUL - (Portugal)
- IS-UP - (Portugal)