A informação contida neste perfil público poderá estar desactualizada.

Jorge Barreto Xavier
Projetos de Investigação
A Leitura Digital: Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro
O projecto A leitura digital – Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro resulta do protocolo estabelecido entre o CIES-IUL e a Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como principal objectivo compreender o fenómeno leitura digital e o seu impacto quer na promoção da leitura, quer na actividade das bibliotecas e do sector editorial. O projecto decorrerá em três etapas – levantamento da situação actual, mapeamento da leitura digital e análise prospectiva, durante as quais se procederá à identificação e análise de projectos de investigação e/ou implementação de leitura digital nacionais e internacionais, segmentação do perfil de leitor, identificação das práticas actuais de leitura digital e de edição, e análise do papel a desempenhar pelas bibliotecas.No que diz respeito à metodologia, devido à extensão, diversidade e complexidade do objecto de estudo, optou-se pela multidisciplinaridade dos instrumentos metodológicos utilizados. Entre os quais: (1) análises comparadas, benchmarking e investigação documental; e (2) investigação de campo – levantamento de dados empíricos. Numa primeira fase serão analisadas múltiplas obras de referência, estudos e relatórios, nacionais e internacionais. Um levantamento essencial tendo em conta a dispersão de dados sobre o objecto de estudo. Para a elaboração do benchmarking internacional contamos com a contribuição de um painel internacional de peritos. A investigação de campo recorrerá a diferentes métodos de recolha de dados como entrevistas e painéis de discussão com actores das diversas áreas em análise (empresas, associações, reguladores, instituições públicas e privadas, etc.), inquérito online internacional às práticas de leitura digital (incluindo as dos portugueses, e focus-groups com vista à identificação de perfis de leitura online e uma segmentação das necessidades desses leitores.
Informação do Projeto
2011-05-01
2013-04-30
Parceiros do Projeto