Referências nos Media
Público
Análise - Público
Subida de preços das casas anula poupança com isenção de IMT em poucos meses
A isenção fiscal atribuída a jovens na compra de casa levou a “comportamentos especulativos” entre vendedores. Estudo de Sofia Vale e Luís Clemente Casinhas.
Rádio Renascença
Análise - Rádio Renascença
Mercado da Habitação em Portugal
Um estudo sobre o mercado da habitação em Portugal conclui que as medidas do Governo de apoio à compra de casa pelos jovens tiveram efeitos contraproducentes. A subida do preço das casas anula os benefícios concedidos aos jovens até aos 35 anos no IMT e no imposto de selo. Incentivos do lado da procura, sem crescimento da oferta, em mercados como Lisboa e Porto, fazem disparar os preços para todos, prejudicando toda a população. Para atenuar a crise, é preciso reformar a procura e a oferta, com instrumentos que limitem comportamentos especulativos. Luís Clemente, Investigador do Iscte.
Análise - Rádio Renascença
Segundo os autores de um estudo do Iscte, a isenção de IMT e de Imposto de Selo para os jovens na compra da primeira habitação própria e permanente foi anulada em pouco mais de um ano depois da medida ter sido anunciada.
Análise - Rádio Renascença
    Ao perceberem que os jovens iam ter mais dinheiro disponível, muitos vendedores subiram os preços quase de imediato.
Notícia - Observador
Público escreve que ganho com isenção de IMT é absorvido pela escalada dos preços da habitação. El país com destaque para vitória estrondosa da direita na Extremadura.  
Notícia - Público
  Pedidos de avaliação para concessão de crédito voltam a subir, para 36.282, um dinamismo que ajuda a impulsionar o valor das casas. Referências a Luís Clemente-Casinhas e Sofia Vale
De acordo com estudo do Iscte, citado pelo jornal “Público” esta segunda-feira, medidas como a isenção do IMT e de imposto do selo na compra da primeira casa por jovens até aos 35 anos estão a perder efeito, tendo em conta a notória aceleração dos preços da habitação.