Entrevista
-
Diário de Notícias
Agora que se celebram 50 anos da publicação a 22 de fevereiro de 1974 do livro-choque que desafiou a política ultramarina, e não só, do Estado Novo, o DN conversou com Luís Nuno Rodrigues, professor no Iscte e biógrafo de António de Spínola, sobre o percurso do general que seria o primeiro presidente pós-25 de Abril.
Notícia
-
Notícias ao Minuto Online
As duras críticas a Portugal na ONU pela sua política colonial foram amortecidas por alianças com países como Estados Unidos ou membros da NATO, que defenderam o Governo de Lisboa durante a ditadura.
Notícia
-
CEI - Iscte
Luís Nuno Rodrigues é o diretor convidado desta edição que assinala os 50 anos da Revolução dos Cravos e que deu mote também à entrevista. Para o historiador, o 25 de Abril é a mais importante data da história contemporânea portuguesa - in Gazeta das Caldas
Notícia
-
Imprensa Regional
Luís Nuno Rodrigues, professor Catedrático do departamento de História do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, começou por dizer que foi em "agosto de 1927 que teve lugar o anúncio oficial de elevação a cidade, que foi feita por ocasião da V Exposição Agrícola, Industrial e dos Automóveis das Caldas da Rainha, que se realizou no Parque D. Carlos I".
Na sua intervenção, o professor de história baseou-se na evolução dos 60 anos das Caldas da Rainha a partir de 1874.
Podcast
-
SIC Notícias
No último episódio de O Burro e o Elefante, Pedro Magalhães e João Maria Jonet analisam os resultados das presidenciais americanas, numa versão mais longa, com a ajuda do Ricardo Costa, diretor de informação da SIC, e do Luís Nuno Rodrigues, professor do Iscte.
Notícia
-
Observador
É a sexta edição do Fórum LPAZ, que pretende debater as relações transatlânticas a partir de "ilhas a meio do Atlântico", procurando "diferentes abordagens" e não "apenas a visão eurocêntrica". Mais de 30 especialistas, de áreas como a História, Ciência Política, Espaço e Literatura, vão discutir de forma “holística” o Atlântico e a posição geoestratégica dos Açores no Fórum LPAZ, que começou esta segunda-feira em Santa Maria.
Entre os oradores da sexta edição do Fórum Internacional LPAZ estão os professores universitários Onésimo Teotónio de Almeida (Universidade de Brown, Estados Unidos), Luís Nuno Rodrigues (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa), Lúcia Martinez Quintana (Universidade das Canárias, Espanha), Homa Azodi (Universidade Montreal, Canadá) ou Alessio Rocci (Universidade Vrije Bruxelas, Bélgica).
Notícia
-
Açoriano Oriental
O atual contexto internacional, marcado por conflitos militares, transformações tecnológicas e preocupações ambientais, pode vir a “potenciar” a posição geoestratégica dos Açores no atlântico norte, defenderam especialistas em relações internacionais.
English