Projetos de Investigação
Programa de Apoio em Parceria - Arte e Coesão Territorial
O OPAC está a desenvolver um estudo e um mapeamento territorial designado “Atlas Artístico e Cultural de Portugal (AACP)”, ao nível de município através de um conjunto vasto de dimensões, domínios e indicadores artísticos e culturais.   São objetivos específicos do presente Programa de Apoio em Parceria DGARTES e Iscte no âmbito do OPAC: Promover a igualdade de acesso às artes reforçando a oferta, o acesso e a participação artística nos territórios identificados apoiando projetos artísticos multidisciplinares que se desenvolvam naqueles territórios, concebidos para e com as comunidades locais;  Fomentar a criação de projetos culturais com a participação e envolvimento ativo das comunidades locais, que contribuam para valorizar, capacitar e empoderar as populações e para o desenvolvimento humano, social e económico dos territórios;  Promover a participação de artistas e agentes artístico-culturais locais na criação de projetos, a consolidação de estruturas ou instituições autónomas e sustentáveis, nos diversos domínios de atividade, e de atividades em prol do desenvolvimento das comunidades, do território envolvente e do país. Neste Acordo compete ao OPAC: a) Consultadoria e colaboração na elaboração do Programa de Apoio em Parceria;b) Contribuir, em conformidade com os meios operacionais ao seu alcance, para a divulgação e promoção dos projetos apoiados;c) Integrar, ou indicar dois membros para fazer parte dos trabalhos da comissão de apreciação das candidaturas;d) Proceder à elaboração conjunta, com a DGARTES, de uma avaliação final sobre o impacto do programa de apoio (através da realização de Estudo de Casos ou outra metodologia similar) nas mais diversas vertentes, nomeadamente, sobre os domínios artísticos de atividade que se destacaram, contributos que os projetos artísticos deram para a coesão social e territorial, em particular no impacto local ao nível da criação e da fruição artística e/ou identificação de linhas de aprofundamento para medidas de...
Informação do Projeto
2023-05-31
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Inquérito Nacional às Associações de Cultura, Recreio e Desporto
O inquérito decorre no âmbito de uma parceria entre o OBAP - Observatório do Associativismo Popular e o OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais. A investigação pretende mapear e caracterizar o associativismo popular português, a partir de um conjunto de perguntas variadas sobre as associações, as suas atividades, os sócios, dirigentes e seus projetos. O OBAP é um projeto de parceria entre a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e duas universidades portuguesas, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (nomeadamente, o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia) e a Universidade Lusófona, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o associativismo popular português. O OPAC é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2022-09-01
2024-08-31
Parceiros do Projeto
Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura
No seguimento da investigação sobre as práticas de leitura dos estudantes portugueses, o PNL2027 deu início no ano de 2022 ao estudo sobre as Práticas de Promoção da Leitura junto da população jovem. O novo estudo tem como objetivo a caracterização dos mediadores da leitura, bem como o recenseamento, análise e discussão das práticas de promoção da leitura junto da população em idade escolar, entre os seis e os 18 anos. O universo do estudo é constituído por um conjunto alargado de atores que, em diferentes contextos, partilham a responsabilidade de estimular a leitura: professores do 1.º ciclo, professores de português dos restantes ciclos do ensino básico e do ensino secundário, professores bibliotecários, bibliotecários e curadores de projetos do PNL2027 ou de outros projetos de promoção da leitura. O presente estudo é realizado pelo OPAC – Observatório, Português das Atividades Culturais, uma estrutura do CIES-Iscte e conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. O financiamento é assegurado pela McDonald’s.
Informação do Projeto
2021-12-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Doclisboa – Festival Internacional de Cinema: impacto do festival e seus públicos
O presente acordo de parceria tem como objeto a realização de um projeto de investigação sobre o impacto do Doclisboa e os seus públicos e participantes profissionais presentes na 19ª, 20ª, e 21ª edições do Festival, a decorrer em 2021, 2022 e 2023, respetivamente. A metodologia é quantitativa, de inquérito por questionário aos públicos presenciais e de inquérito por questionário online aos participantes profissionais. O objetivo do inquérito aos púbicos presenciais é recolher informação sobre os seus perfis sociais e sobre diversas vertentes da sua relação com o Doclisboa, com este 19º Festival e com o cinema. O objetivo do inquérito aos participantes profissionais é recolher informação sobre os seus perfis social e profissional, avaliações e opiniões sobre o Festival, e sobre o impacto económico da deslocação na cidade de Lisboa. Colaboração com a equipa de investigação de Carolina Luz, mestranda em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no Iscte-IUL, e de João Pedro Monteiro, estudante do Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura do Iscte-IUL na 20ª edição. Colaboração até abril de 2022 no estudo da 19ª edição da investigadora Sónia Apolinário.
Informação do Projeto
2021-09-10
2023-08-31
Parceiros do Projeto
Estudo Sector Artístico e Cultural em Portugal
O Estudo Sector Artístico e Cultural em Portugal decorre de um acordo de parceria institucional entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e o  Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, através do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), no sentido de dar sequência ao determinado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, que aprovou o Programa de Estabilização Económica e Social. O Estudo visa analisar os impactos da crise a curto e médio prazo, com a produção de indicadores atualizados que permitam caracterizar rigorosamente a situação laboral dos trabalhadores do setor, os equipamentos existentes e as entidades artísticas, de modo a suportar a tomada de decisões estratégicas da área governativa da cultura e informar entidades públicas, privadas e os cidadãos. O estudo tem três objetivos: - Fazer um levantamento e caraterizar os profissionais da cultura como trabalhadores independentes, precários ou intermitentes quanto aos perfis sociais e aos perfis laborais e identificar impactos da crise pelo COVID-19 a curto e a médio prazo através de um inquérito nacional que reflita a situação de artistas, autores, técnicos; - Partilhar com a DGARTES indicadores sobre o universo das entidades candidatas aos programas de apoio às artes, tendo como finalidade uma melhor adequação do modelo aquando da sua revisão e de preparação do novo ciclo de apoios plurianuais com a entrada em vigor no início de 2022; - Criar o Atlas Artístico e Cultural de Portugal, para a caraterização dos equipamentos culturais existentes e das estruturas e entidades artísticas em atividade.
Informação do Projeto
2020-07-29
2022-07-31
Parceiros do Projeto
Diagnóstico e Caraterização dos Museus da DGPC e das DRC
O presente projeto de investigação decorre de um acordo de parceria entre o Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)  e tem como objeto o diagnóstico dos museus sob dependência da DGPC e das Direções Regionais de Cultura (DRC) com vista à sua caraterização rigorosa e produção de indicadores que sirvam de base às propostas e recomendações previstas nas competências cometidas ao Grupo de Projeto para os Museus no Futuro (GPMF), criado pela Resolução de Conselho de Ministros nº 35/2019, de 7 de fevereiro.
Informação do Projeto
2019-08-01
2020-10-31
Parceiros do Projeto
Da Salvaguarda à Valorização: os Monumentos Nacionais de Portugal e a Abertura ao Público
Na sequência da discussão promovida no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Cultura do Conselho Superior de Estatística (2006-2010), foi aprovada em 2010 uma recomendação na Seção Permanente de Estatísticas Demográficas e Sociais do Conselho Superior de Estatística para que fosse criado um novo projeto no Instituto Nacional de Estatística com o objetivo de dotar o país de estatísticas oficiais sobre o património imóvel classificado. O presente estudo do OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais visa contribuir para a concretização desse objetivo considerando a relevância cultural, social e económica da valorização do património cultural imóvel classificado, por um lado, e a importância das estatísticas oficiais como instrumento fundamental das políticas públicas, por outro. Do ponto de vista metodológico é um estudo extensivo, de inquérito por questionário, em que a dimensão da abertura ao público é central. Parte-se da informação disponível sobre o património classificado para determinar o universo - nesta fase do estudo circunscrito à categoria dos monumentos com a proteção de monumentos nacionais – objeto do inquérito de caraterização. É um estudo de periodicidade anual iniciado em 2019 (dados referenciados a 2018). O questionário da edição de 2020 incluiu a recolha de dados de 2019 e um módulo sobre os impactos da Covid-19.
Informação do Projeto
2019-04-01
2025-04-01
Parceiros do Projeto
Observatório Português das Atividades Culturais
O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2018-12-01
--
Parceiros do Projeto
Estudo de Públicos de Museus Nacionais: edição de resultados (2ª fase)
Esta fase do projeto Estudo de Públicos de Museus Nacionais, promovido pela DGPC e coordenação científica do CIES-IUL,  consiste na apresentação dos resultados específicos de nove dos quatorze museus participantes: Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Grão Vasco, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Museu Nacional do Traje, Museu Nacional da Música, Museu Nacional de Etnologia, Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
Informação do Projeto
2018-05-10
2019-12-31
Parceiros do Projeto
Estudo de Públicos de Museus Nacionais: edição de resultados
Esta fase do projeto Estudo de Públicos de Museus Nacionais, promovido pela DGPC e coordenação científica do CIES-IUL,  consiste na apresentação dos resultados específicos nos museus participantes e a edição do relatório global e de cinco museus: Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional de Machado de Castro e Museu Nacional Soares dos Reis.
Informação do Projeto
2017-11-06
2018-05-05
Parceiros do Projeto
Estudo Posicionamentos das Entidades Artísticas no Âmbito da Revisão do Modelo de Apoio às Artes
O estudo enquadra-se no processo de revisão do modelo de apoio financeiro às artes do MC/SEC/DGArtes, que se pretende o mais participado possível, e visa identificar posicionamentos a partir dos contributos expressos pelas entidades artísticas, sobre um conjunto alargado de dimensões, no quadro e a partir da experiência de relação com o referido modelo. O universo é constituído pelas entidades profissionais, coletivas e singulares, registadas na plataforma de gestão dos apoios da DGArtes. A metodologia é extensiva quantitativa, de inquérito por questionário, com questões fechadas, pré-codificadas, com tratamento estatístico, para caraterização das entidades participantes, e com perguntas abertas para recolha de contributos, com codificação a posteriori e análise de conteúdo. O questionário é de resposta autoadministrada, aplicado online na plataforma Qualtrics.
Informação do Projeto
2017-02-27
2017-07-26
Parceiros do Projeto
A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)
Este estudo dirige-se ao saber-fazer musical que é voluntariamente tecido em associações/colectividades musicais. Tem como enfoque privilegiado as bandas filarmónicas, instituições que apesar de terem uma grande participação na vida dos portugueses ao longo de séculos, só desde o virar do século têm conquistado um continuado interesse académico.
Informação do Projeto
2016-06-01
2019-11-30
Parceiros do Projeto