Projetos de Investigação
Plataformas tecnológicas e modelos de negócio emergentes: novos modos de criação e apropriação de valor na indústria Biomédica
Este projeto investigou o papel das plataformas tecnológicas da ciência na criação de variedade e os mecanismos e processos pelos quais ela pode ser efetivamente explorada, isto é, para gerar novas oportunidades de mercado e levar ao crescimento económico. O objetivo era abordar um problema crucial das economias de desenvolvimento intermediário, onde a fraca capacidade de realizar a efetiva exploração de novas oportunidades tecnológicas, traduzindo-as numa variedade de atividades inovadoras, é um obstáculo para o desenvolvimento das indústrias científicas. Propõe-se também que as plataformas de tecnologia emergentes da ciência possam desempenhar um papel importante na criação de interdependências, uma vez que são espaços que promovem a geração de variedade e, ao mesmo tempo, fornecem um dispositivo de focagem para explorar essa variedade. Este último aspecto é particularmente crítico nas economias intermediárias e, portanto, o projeto enfatiza especialmente a forma como a exploração da variedade pode ser alcançada e o papel dos diferentes mecanismos de criação de interdependência, ou seja, o desenvolvimento de links a montante) e a jusante (mercado). O processo de desenvolvimento da indústria biomédica em Portugal foi escolhido como o contexto empírico. A análise centrou-se em como os processos de desenvolvimento de interdependências levam à variedade, produzindo resultados tecnológicos e de mercado e sobre o papel de novos modelos de criação de valor e apropriação nesses processos. Esta pesquisa exploratória também nos permitirá testar, validar e melhorar nossa abordagem, fornecendo uma ferramenta teórica e metodológica robusta que pode ser posteriormente aplicada à análise da indústria como um todo.
Informação do Projeto
2014-01-01
2015-12-31
Parceiros do Projeto
ENTSOCNET - Entrepreneurs' social networks and Knowledge acces: the case of biotechnology and IT sectors
Our goal was to understand the role of social networks of scientific entrepreneurs in the creation and diffusion of knowledge in biotechnology, with a view of contributing to the design of S&T policies regarding the interface between science and industry appropriate to intermediate development economies. There were five different stages: literature revision, two empirical research stages, a computerized simulation tryouts stage and, finally, conclusions and consequences for the implementation of public policies.
Informação do Projeto
2005-06-15
2008-06-30
Parceiros do Projeto