Projetos de Investigação
Operações Integradas Locais em Comunidades Desfavorecidas — Loures Prestação de serviços de consultadoria técnica especializada, no âmbito da 2.º Fase das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na AML (Aviso N.º 01/C03-i06.02/2022 do PRR)
Apoio, em regime de consultoria, à elaboração da candidatura do Município de Loures ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na linha Respostas Sociais. C03-i06.02: Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa (valor total da candidatura 7 289 596,30€).
Informação do Projeto
2022-06-15
2022-09-30
Parceiros do Projeto
Cuidar (d)a Habitação - Uma abordagem à precariedade habitacional em Portugal através do cuidado pelo desenho
Como repetidamente observado no decurso da pandemia COVID-19, marcada pelo lema 'fique em casa', a precariedade habitacional expôs, novamente, desigualdades persistentes. Não obstante, a pandemia revelou também a importância do cuidado: ‘cuidar e ser cuidado' marcou 2020, e a interdependência vivida por todos confirma que as noções sobre cuidado são particularmente relevantes no desenho dos ambientes construídos. Expresso nos resultados do projeto de pesquisa “Como ficar em casa? Intervenções imediatas de combate à COVID-19 em bairros precários da Área Metropolitana de Lisboa”, coordenado por LAGES [LagesJorge20], é urgente abordar a forma como a Arquitectura, enquanto disciplina, pode repensar e integrar a ideia do cuidado no ambiente edificado em resposta às situações de precariedade habitacional. A proposta atual segue esta linha. Cuidar (d)a Habitação explora 4 dimensões do cuidado pelo desenho (design). A primeira [ESPACIAL] radica na ideia de CUIDAR DO ESPAÇO. A segunda [SOCIAL] segue o princípio de que precisamos de CUIDAR DAS PESSOAS. A terceira dimensão, [TÉCNICA], funda-se na ideia de que devemos CONSTRUIR COM CUIDADO, interpelando a forma como nós, enquanto coletivo, cuidamos do planeta [FitzKrasny19]. A última, [POLÍTICA] define o CUIDAR COMO FERRAMENTA. De direito fundamental não cumprido, a oportunidade oferecida pelo plano de recuperação pós-pandémica para Portugal — que prevê acabar com a precariedade habitacional até 2026—, este é o momento de discutir a Habitação para todos, dentro e fora da academia.
Informação do Projeto
2022-01-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Migrações, Redes Sociais e Trabalho Doméstico em Portugal: Emergência e Consolidação de um Nicho Ocupacional
Informação do Projeto
2018-11-01
2022-10-01
Parceiros do Projeto
Avaliação do Programa Português para Todos
Objetivos do projeto: criação de um plano de avaliação técnica para o programa Português para Todos, seus objetivos e monitorização de execução, para produzir um sistema de caracterização e interpretação abrangente de PPT. Juntamente com essa análise, a complexidade desse empreendimento determina a sistematização de possíveis descobertas com base em sistemas de monitorização existentes, a criação de instrumentos suplementares de recolha de dados que ampliam os mecanismos de interpretação disponíveis. Metodologia: a avaliação do programa PPT será realizada com base num método multi-abrangente projetado especificamente para coletar informações relevantes para a análise de diferentes níveis que determinam o curso do Programa: • Sistema de monitoramento / análise de banco de dados • Entrevistas • Pesquisa • Estudos de caso • Sessões de grupo de foco • Análise SWOT.
Informação do Projeto
2013-11-01
2015-07-31
Parceiros do Projeto