Tecnologias de reconhecimento facial. Etho-Assemblages e futuros alternativos
Investigador
As tecnologias de reconhecimento facial recolhem biliões de rostos que são armazenados para múltiplas utilizações, desde a identificação e o rastreio de indivíduos, até ao treino de redes neuronais profundas - o pilar da inteligência artificial (IA) moderna. Desde a etiquetagem de uma fotografia nas redes sociais ou o desbloqueio de um computador até às aplicações controversas do reconhecimento facial em espaços públicos, escolas, locais de trabalho e atividades de aplicação da lei, as tecnologias de processamento facial entraram em quase todos os aspetos das nossas vidas. Embora os benefícios esperados estejam relacionados com a segurança e a proteção, os críticos sublinham que estas tecnologias normalizam a vigilância e fragilizam a privacidade, exacerbam a discriminação e contêm falhas e imprecisões insuperáveis. O projeto fAIces pergunta: O que importa nas tecnologias de reconhecimento facial e porquê? Como é que atribuir importância acarreta diversas formas de implicação? Que formas de cidadania e de envolvimento público são afetadas? Como emergem escolhas éticas múltiplas e complexas? Este estudo desenvolve uma metodologia inovadora através da qual são tidas em consideração as perspetivas de grupos sociais que nunca foram estudados em conjunto e que estão implicados de forma conjunta mas antagónica nas tecnologias de reconhecimento facial: cientistas que realizam investigação sobre reconhecimento facial; profissionais que trabalham em start-ups e empresas de tecnologia; organizações de proteção de direitos digitais e activistas; comunidades negras; e artistas que incorporam o reconhecimento facial no seu trabalho. O projeto fAIces produzirá uma teoria social inovadora do rosto através da combinação de uma nova abordagem concetual - “etho-assemblages”, que transgride a ideia de princípios éticos fixos e dicotómicos pré-definidos - e a produção de dados empíricos originais. Os principais resultados assentam na expansão da ética e na imaginação de futuros alterna...
Informação do Projeto
2025-03-01
2030-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- UMinho - (Portugal)
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