A informação contida neste perfil público poderá estar desactualizada.

Pedro Miguel da Palma Santos Jacobetty
Projetos de Investigação
Utilizadores e distribuidores. Comunicação em rede e o Cinema Europeu nas redes P2P
Informação do Projeto
2011-03-15
2013-05-30
Parceiros do Projeto
Análise de Conteúdo de Espaços Noticiosos Emitidos por Serviços de Programas de Radiodifusão de Cobertura Nacional
O projecto reporta-se à realização de um trabalho de análise de conteúdo de espaços noticiosos emitidos por serviços de programas de radiodifusão de cobertura nacional. Serão analisados os noticiários emitidos por três rádios: Antena 1, Rádio Renascença – canal 1, e Rádio Comercial, durante o ano de 2008.
Informação do Projeto
2008-12-22
2009-04-20
Parceiros do Projeto
Ciência Aberta: Investigar, Publicar e Divulgar Ciência na Sociedade em Rede
O surgimento do Open Access como modelo de publicação científica pode representar um factor de mudança de paradigma, não só da própria publicação, mas também dos próprios modelos de investigação, processos de financiamento e, em última análise, nos próprios modelos de ensino e relação da população com os conteúdos científicos e culturais. Essa mudança poderá ocorrer uma vez que, entre os investigadores das diferentes áreas da ciência, das life sciences às humanidades, estará em formação um movimento social embrionário protagonizado pelos próprios produtores de ciência e que tem como objectivo alterar os modelos de publicação e acesso à informação científica seja ela produto final de investigação ou matéria prima de investigação. Exemplos disso serão movimentos como o Open Access, Science Commons\Creative Commons, a criação de Journals Online de acesso livre e o desenvolvimento de projectos Open Source como o PKP (Universidade de British Columbia). O objectivo deste estudo é o de situar essa ocorrência, no campo da ciência, num movimento mais vasto que tem na organização social da sociedade em rede, na ética hacker e no movimento Open Source as suas géneses. Questionando assim, quais serão as implicações para a produção científica, para a ciência e seus produtores, bem como para a sociedade e sua relação com a ciência.
Informação do Projeto
2008-07-16
2010-05-31
Parceiros do Projeto
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto