Ciência-IUL    Autores    Pedro Figueiredo Neto    Currículo
Resumo CV

Pedro Figueiredo Neto (Tomar, 1984). Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e antropólogo pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris) onde concluiu a tese de doutoramento Um mundo em movimento. Horizontes operativos entre refugiados e regressados angolanos (Campo de refugiados de Meheba, Zâmbia). Durante o projecto de doutoramento, concluído em 2016 e apoiado pela FCT (SFRH/BD/84332/2012), foi ainda visiting scholar no departamento de Development Studies da School of Oriental and African Studies (SOAS - University of London).
As suas temáticas de investigação vão desde a análise de expressões de deslocamento forçado - resultantes de conflitos, de actividades extractivas e/ou de alterações ambientais -, ao desenvolvimento urbano informal e à proliferação de espaços de excepção - tais como campos de refugiados e reassentamentos resultantes de projectos de desenvolvimento -, mas também à (re)elaboração de fronteiras e o papel da mobilidade, ou a relação entre mobilidade e mobilização política, nomeadamente no contexto africano. Actualmente, no âmbito do pós-doutoramento, desenvolve um estudo comparativo sobre os discursos e estratégias institucionais de exclusão sócio-espacial analisando as diferenças/semelhanças entre o "humanitário" e o "desenvolvimento", tendo como caso de estudo o campo de refugiados de Meheba e os reassentamentos resultantes da exploração de carvão em Moatize, Moçambique (SFRH/BPD/115071/2016).
A sua trajectória interdisciplinar levou-o a publicar artigos sobre diversas temáticas e a realizar várias curtas-metragens. Foi também investigador no projecto de investigação Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a Arquitectura e o Cinema. Portugal 1960-74 (FCT/PTDC/EAT-EAT/105484/2008), na FAUP. Desde 2016 é professor convidado no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa onde lecciona "Antropologia, Cidadania e Direitos Humanos" no Mestrado em Estudos Internacionais.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Antropologia - Portugal - Lisboa
Doutoramento Antropologia 2016
EHESS
Paris - França - Paris
Doutoramento Ethnologie et Anthropologie Sociale 2016
Universidade do Porto
-- Arquitectura