A Segunda Vaga da Democracia Digital em Portugal — A Participação Política em Rede Entre Plataformas Online
Este trabalho tem como objeto de estudo as plataformas de democracia digital em Portugal. Tem com objetivos de investigação inferir como poderão os usos das plataformas de democracia digital fortalecer a participação política e a partilha de poder entre atores sociais empoderados e desempoderados em Portugal e inferir sobre a eficácia dos processos formais e informais de institucionalização das plataformas de democracia digital em Portugal. Nesta senda, definiu-se a seguinte questão de investigação: “Quais os contributos das plataformas de democracia digital para a participação política em Portugal?”
Com uma metodologia mista, serão estudadas plataformas de participação online não-institucionais, as plataformas da Assembleia da República e do Governo e as plataformas participativas de partidos políticos. Esta investigação ficará materializada através de uma tese de doutoramento concebida no formato de compilação de artigos. O primeiro artigo consistirá numa revisão sistemática de literatura sobre plataformas de democracia digital. Os restantes artigos irão recorrer a entrevistas semiestruturadas, ao inquérito por questionário e ao método de análise de conteúdo.
A inferência sobre paradigmas potenciadores da democracia participativa procura responder à crise democrática (van Dijk, 2000; Castells, 2009; 2019), marcada por baixa participação política. Pretende-se fortalecer os contributos das Ciências da Comunicação para perspetivar esta temática.
Orientação:
Vania BaldiGuya Accornero
Informação do Projeto
2023-09-01
2025-08-31
Parceiros do Projeto