Projetos de Investigação
Reducing Environment Footprint Through Transformative Multi-scale Aviation planning
The mission of RefMap is to develop a digital service aimed at quantifying the environmental footprints of air mobility for airliners and unmanned aircraft systems (UAS) at a "multi-scale" level, where single-trajectories (micro) and the flow traffic of multiple vehicles (macro) are optimised to minimise their environmental impact in a wide range of communities. RefMap investigates how the aviation business models will be affected by the availability of environmental data for each type and route of air vehicle, as this will enable stricter evidence-based Green policy making in the sector. This will be achieved via the development of the RefMap analytics platform processing environmental and weather data such as wind, noise, CO2 and non-CO2 emissions for both U-space and ATM. This platform will rely on a number of technical solutions, including numerical simulation, predictive models, and deep-learning methods. The latter will be used to construct accurate non-intrusive prediction frameworks and to optimize the trajectories of the various vehicles given the predicted flow conditions via deep reinforcement learning (DRL). These will enable the development of a new aviation business models aligned with EU’s Green Agenda.
Informação do Projeto
2023-02-01
2026-01-31
Parceiros do Projeto
Avaliação contrafactual dos apoios às empresas: cruzamento entre abordagens de inferência causal e de aprendizagem automática (Contrafactual-ML)
O projeto visa contribuir para a melhoria dos processos de avaliação contrafactual de impactos dos sistemas de incentivos às empresas cofinanciados por fundos europeus em Portugal. O seu objectivo consiste em identificar, discutir e implementar a título ilustrativo abordagens recentes e inovadoras que cruzam métodos mais comuns de inferência causal com métodos de aprendizagem automática (ou Machine Learning, ML) para efeitos de avaliação contrafactual de impacto. O estudo enquadra-se, assim, no tipo de acções “Estudos sobre Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas”, de acordo com o ponto 6 do aviso para apresentação de candidaturas Nº 06/POAT/2021. As avaliações a desenvolver de acordo com as abordagens referidas deverão permitir responder de forma robusta a questões como: as intervenções atingem os objectivos previstos? Os resultados observados podem ser diretamente atribuídos às intervenções? Sob que condições e para que tipo de empresas as intervenções são mais eficazes? Qual a relação entre custo e eficácia das intervenções em cada caso?Para além da sistematização e ilustração do potencial do cruzamento de métodos referido, o projecto pretende contribuir para a capacitação das agências públicas e de outros actores envolvidos na avaliação contrafactual de políticas de apoio às empresas.
Informação do Projeto
2021-10-04
2022-10-03
Parceiros do Projeto
University Goes Digital for a Sustainable Global Education
O Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro. O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.
Be Competent in Entrepreneurship: Knowledge Alliances for Developing Entrepreneurship Competencies for the Benefit of Higher Education and Business (BeComE)
Projecto internacional (envolvendo 5 países: Estónia, Portugal, Finlândia , Polónia, e Itália), “Be Competent in Entrepreneurship: Knowledge Alliances for Developing Entrepreneurship Competencies for the Benefit of Higher Education and Business(BeComE)” (612582-EPP-1-2019-1-EE-EPPKA2-KA), no âmbito da Call Erasmus+, KA - Knowledge Alliances, 2019 - EAC-A03-2018 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices, financiado pela Comissão Europeia e coordenado porUrve Venesaar (Tallinn University of Technology, Estónia).
Informação do Projeto
2020-01-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto