Ricardo Daniel Santos Faro Marques Ribeiro
217650570 (Ext. 220627)
Gabinete D6.21
Cacifo 292
Resumo CV

Ricardo Ribeiro é Professor Associado no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, desde 2020, onde é coordenador da área científica de Inteligência Artificial e diretor do Mestrado em Engenharia Informática (anteriormente, foi diretor da Licenciatura em Engenharia Informática), e investigador no INESC-ID Lisboa desde a sua criação, trabalhando na área das Tecnologias da Linguagem Humana.

Obteve um doutoramento (2011) em Engenharia Informática e de Computadores e um mestrado (2003) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e uma licenciatura (1996) em Matemática/Informática pela Universidade da Beira Interior. De 1999 a 2011 foi Assistente no Iscte e Professor Auxiliar de 2011 a 2020. Desde 1996, é investigador no INESC/INESC-ID Lisboa, Portugal, trabalhando no processamento computacional da língua.

Participou em vários projetos financiados a nível europeu e nacional. Foi coordenador da equipa de Tecnologias da Linguagem Humana do INESC-ID no projeto, financiado pela União Europeia, RAGE (2015-2019) e investigador principal de um projeto financiado pelo Ministério da Defesa Nacional sobre extração de informação de texto. Foi também um dos coordenadores do projeto de transferência de tecnologia IRIS, um contrato com o Supremo Tribunal de Justiça de Portugal.

Participou em vários eventos científicos, quer como organizador, quer como membro da comissão científica (IJCAI, ECAI, LREC, Interspeech, ICASSP) e foi editor de um livro sobre o processamento computacional do português. Co-orientou com sucesso 3 estudantes de doutoramento e mais de 70 estudantes de mestrado.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Instituto Superior Técnico - UTL
Doutoramento Engenharia Informática e de Computadores 2011
Instituto Superior Técnico - UTL
Mestrado Engenharia Electrotécnica e de Computadores 2003
Universidade da Beira Interior
Licenciatura Matemática/Informática 1996
Áreas de Investigação
Speech and Language Processing