Análise
-
Diário de Notícias
Marcelo pede "bom senso" e avisa Montenegro e Moedas
Presidente alerta que "declarações emocionais" e quase "irracionais" beneficiam quem é mais "populista". Riccardo Marchi estranha "timing" e "estratégia" do PSD para ter um discurso "igual" que "legitima" o partido de Ventura.
Análise
-
Antena 1
Morreu Silvio Berlusconi
Foi primeiro-ministro de Itália, mas distinguiu-se também noutras áreas como o desporto ou a televisão. Silvio Berlusconi morreu hoje aos 86 anos. Declarações de Riccardo Marchi, investigador do ISCTE.
Entrevista
-
Público
Riccardo Marchi Investigador no Iscte acredita que o PSD não vai deixar de se aliar com o Chega se for a única forma de chegar ao poder
Análise
-
Diário de Notícias
E depois da silly season? - Luís Montenegro, entre ser alternativa e líder de curto prazo
Duas eleições, Madeira e europeias, podem decidir o futuro do presidente do PSD. Nas sondagens, o melhor que consegue é empates técnicos. Ê a perceção da realidade, que muitas vezes é mais real do que a realidade, ou Montenegro é só um líder para "meio-caminho"? No DN, a análise dos especialistas.
Análise
-
Diário de Notícias
Europeias. Tudo ou nada para o PSD nas primárias das legislativas
Eleições Politólogos Marco Lisi, Paula do Espírito Santo e Riccardo Marchi analisam cenários da corrida às urnas para os 21 lugares portugueses no Parlamento Europeu.
Notícia
-
CNN
O investigador do ISCTE Riccardo Marchi, que analisa a questão do radicalismo de direita, diz à CNN Portugal que estas teorias são mais do que conspiração, apoiando-se em dados ou factos, como o ataque a Bruxelas.
Análise
-
CNN
Para o investigador do ISCTE Riccardo Marchi esta é a evolução natural da “descrença do eleitorado em relação aos partidos tradicionais das democracias europeias”, o que vai levar a que seja cada vez mais difícil que os chamados partidos mainstream consigam governar sozinhos.
Análise
-
Antena 1
Extrema-direita vence eleições nos Países Baixos
O Governo francês reage com apreensão à vitória da extrema-direita nas eleições dos Países Baixos. Com praticamente todos os votos contados, o Partido da Liberdade foi o vencedor com 37 lugares no Parlamento, bem à frente da coligação de esquerda e também do Partido do atual primeiro-ministro Mark Rutte. O ministro francês das Finanças Bruno Le Maire considera que a vitória da extrema-direita nos Países Baixos resulta de todos os medos que têm sido alimentados na União Europeia em relação à temática da imigração e da crise económica.Declarações de Azeredo Lopes, antigo ministro; Riccardo Marchi, investigador do ISCTE.
Opinião
-
Diário de Notícias
As direitas radicais no Parlamento Europeu
A vitória inesperada do partido P W de Geert Wilders nas eleições holandesas de22 de novembro trouxe à tona novamente o debate sobre o crescimento da direita radical na Eu-
ropa.
Análise
-
Antena 1
Extrema-direita vence eleições nos Países Baixos
O Governo francês reage com apreensão à vitória da extrema-direita nas eleições dos Países Baixos. Com praticamente todos os votos contados, o Partido da Liberdade foi o vencedor com 37 lugares no Parlamento, bastante à frente da coligação de esquerda e também do Partido do atual primeiro-ministro Mark Rutte. O ministro francês das Finanças Bruno Le Maire considera que a vitória da extrema-direita nos Países Baixos resulta de todos os medos que têm sido alimentados na União Europeia em relação à temática da imigração e da crise económica.Declarações de Azeredo Lopes, antigo ministro; Riccardo Marchi, investigador do ISCTE.
Análise
-
SIC Notícias
Análise da atualidade política
É vantajoso para partidos como o PSD e a Iniciativa Liberal colocarem um não redondo a acordos com o Chega?
Análise de Riccardo Marchi, investigador ISCTE e professor Universidade Lusófona.
Notícia
-
Diário de Notícias
O investigador do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) Riccardo Marchi explicou que "o Chega tem uma posição que não é particularmente original" em relação aos imigrantes. "É a posição dos partidos populistas de direita radical europeus, ou seja, de políticas europeias de controlo das fronteiras externas da Europa"
Análise
-
Diário de Notícias
Controlo da imigração: o denominador comum da extrema-direita europeia
O politólogo Riccardo Marchi e o historiador Manuel Loff traçam ao DN um retrato da direita radical e analisam a posição do Chega: ganhar votos com a maior rapidez para consolidar o partido e chegar ao poder.
Análise
-
Rádio Renascença
Lei de imigração
Um dos temas em destaque esta quarta-feira na Renascença é a polémica em torno das novas leis de imigração recentemente aprovadas em França, Inglaterra.
Análise
-
Antena 1
Riccardo Marchi sobre o Chega
Um investigador do Iscte, Riccardo Marchi, desvaloriza o alerta numa altura em que o Chega, um partido mais à direita em Portugal, surge bem posicionado nas sondagens para as legislativas de março. Riccardo Marchi, , que se tem dedicado ao estudo das direitas radicais na democracia portuguesa, diz que o alerta do presidente do Supremo não faz sentido e nem mesmo em relação a um partido como o Chega.
Notícia
-
RTP
Ascensão da extrema-direita na Europa representa um perigo para a democracia e independência judicial em Portugal
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henrique Araújo, alerta para os perigos e riscos para a independência do sistema judicial em Portugal devido ao crescimento da extrema-direita na Europa.
Análise
-
SIC Notícias
A dois meses das eleições legislativas, o Chega reúne-se em congresso. Cinco anos depois do último, o partido tem agora 12 deputados e sonha ter 30 ou 40. Podia ser uma brincadeira ou exagero, mas as sondagens vão dando razão a André Ventura.
Análise
-
SIC Notícias
Convenção Eleitoral do Chega - Análise
Análise à convenção do Chega com Riccardo Marchi, investigador do Iscte e professor da Universidade Lusófona; João Maria Jonet, comentador.
Opinião
-
Expresso
Crescimento da extrema-direita ameaça a democracia?
A direita radical europeia, com êxito eleitoral e acesso ao poder, não é antidemocrática - diz Riccardo Marchi
Artigo
-
Iscte
Para o historiador Riccardo Marchi que é investigador do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, o Chega encarna o que define como a “nova direita radical”.
Em comparação, o também professor convidado na Universidade Lusófona explica que o PNR (Partido Nacional Renovador) que se transformou no Ergue-te faz parte da “velha direita radical” que se “reconhece no salazarismo” e nos “autoritarismos históricos da primeira metade do Século XX”, como o fascismo.
Artigo de Susana Valente, ZAP.aeiou.pt
Análise
-
Antena 1
Xadrez político pós-eleitoral em debate no "Consulta Pública"
O xadrez político pós-eleitoral esteve em debate no programa "Consulta Pública" desta manhã. O crescimento do Chega foi um dos pontos em análise, com o painel de convidados a refletir sobre as causas e sobre os próximos passos no panorama atual.
Declarações de Riccardo Marchi, especialista em radicalismos de direita; José Neves, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Conceição Pequito, professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; João Carvalho, investigador do ISCTE; Maria Flor Pedroso, jornalista.
Podcast
-
Observador
Riccardo Marchi, investigador do ISCTE, afirma que AD ou PS vão ter de incluir o Chega num cenário governativo caso não consigam responder às necessidades dos portugueses.
Notícia
-
SIC Notícias
Legislativas 2024 em análise
Legislativas 2024 em análise com Rui Tavares do Livre; Paulo Baldaia, comentador SIC; Riccardo Marchi, investigador do Iscte e professor da Universidade Lusófona e Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.
Análise
-
SIC Notícias
Numa semana de digestão dos resultados eleitorais - resultados surpreendentes (ou não) - que acabaram de certa forma com o bipartidarismo e lançaram incerteza política, a questão que fica no ar é: como é que a Aliança Democrática consegue governar sozinha?
Participação de André Freire e Riccardo Marchi.
Artigo
-
Eco
Partido de Ventura quer forçar Montenegro a negociar, caso contrário está disposto "a tudo", a chumbar o nome do presidente do Parlamento e até o Orçamento, afirmam os politólogos ouvidos pelo ECO.
Entrevista
-
Jornal de Notícias
Entrevista com Riccardo Marchi, investigador no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE e especializado no pensamento, partidos e movimentos da nova direita radical.
Análise
-
SIC Notícias
Eleições em França: análise
Riccardo Marchi, investigador do ISCTE e professor da Universidade Lusófona e Rui Cardoso, jornalista, analisam o resultado das eleições legislativas em França.
Artigo
-
Público
Qual o efeito do discurso do Chega na vida da população cigana?
Novos estudos apontam para aumento de atitudes discriminatórias contra este grupo étnico minoritário.
Análise
-
SIC Notícias
Eleições legislativas em França
Emissão especial na SIC Notícias para acompanhar os segunda volta das eleições legislativas em França, vamos já em direto para Paris.
Análise de Ricardo Marchi (ISCTE/Lusófona), Miguel Guedes e Ana Gomes.
Análise
-
Expresso
Chega é uma "marreta" para destruir o sistema: como o partido de Ventura quer atacar as instituições
André Ventura está a tentar destruir as instituições para fundar uma nova República nos escombros desta ou apenas a combater adversários políticos? O líder do Chega tem alargado o seu espaço vital e a Comissão de Inquérito é mais um passo. “A ideia de os partidos da direita radical estarem a esvaziar as instituições nunca me convenceu muito”. Riccardo Marchi, investigador.