Rita Morais
217903220 (Ext. 711381)
Resumo CV

Área de Investigação/Profissional

Ciências Sociais – Psicologia

Experiência Profissional

Data: Desde Setembro de 2014

Cargo Ocupado: candidata a Doutoramento com o projeto ““Ao chegar aquela altura do mês”: Preditores da avaliação e tratamento da mulher com sintomas pré-menstruais por profissionais de saúde” (PD/BD/111187/2015) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a supervisão da Professora Doutora Sónia Bernardes.

Principais atividades e responsabilidades: Revisão de literatura; Preparação de materiais experimentais; Recolha e análise de dados através de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa; Escrita de artigos científicos; assistência na corrdenação do grupo de investigação; Organização e participação em reuniões; Contacto com diversas entidades e parcerias, etc.

Nome do Empregador: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Tipo de Empresa: Unidade de I&D 

 

Data: Desde Setembro de 2013

Cargo Ocupado: Assistente de investigação no projeto “O uso estratégico de estereótipos sobre imigrantes” (PTDC/PSI-PSO/120892/2010) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a coordenação do Doutor Denis Sindic.

Principais atividades e responsabilidades: Revisão de literatura; Preparação de materiais experimentais; Recolha e análise de dados através de técnicas quantitativas de pesquisa; Colaboração na escrita de relatórios em português e inglês; Receção e acolhimento de membros relevantes ao projeto; Organização e participação em reuniões; Contacto com diversas entidades e parcerias e participação na 17ª General Meeting da EASP (European Association of Social Psychology).

Nome do Empregador: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Tipo de Empresa: Unidade de I&D 

 

Data: Abril de 2013 – Junho de 2013

Cargo Ocupado: Assistente de investigação no projeto “Monitorização Psicossocial de uma Central de Valorização Energética” com a coordenação da Professora Doutora Maria Luísa Lima.

Principais atividades e responsabilidades: Revisão de literatura; Recolha e análise de dados através de técnicas quantitativas de pesquisa; Participação em reuniões; Colaboração na escrita de um capítulo para um livro nacional e de um artigo científico para uma revista internacional.

Nome do Empregador: CIS-IUL

Tipo de Empresa: Unidade de I&D 

 

Data: Fevereiro de 2013

Cargo Ocupado: Assistente de investigação no projeto “O que me acontece depende de quem eu sou: Identidade social como ameaça e como factor protector para a crença no mundo justo” (PTDC/PSI-PSO/098110/2008) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a coordenação da Professora Doutora Isabel Correia.

Principais atividades e responsabilidades: Revisão de literatura; Recolha e análise de dados através de técnicas quantitativas de pesquisa; Participação em reuniões; Colaboração na escrita de um artigo científico para uma revista internacional.

Nome do Empregador: CIS-IUL

Tipo de Empresa: Unidade de I&D 

 

Data: Novembro de 2011 – Agosto de 2012

Cargo Ocupado: Assistente de investigação no projeto “Iniquidades de sexo nos julgamentos e acções face à dor de outros: o impacto moderador dos contextos” (PTDC/PSI-PSO/099809/2008) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a coordenação da Professora Doutora Sónia Bernardes.  

Principais atividades e responsabilidades: Revisão de literatura; Recolha e análise de dados através de técnicas quantitativas de pesquisa; Membro da Comissão Organizadora do 2º Colóquio Multidisciplinar:(Con)vivências em dor: Diferentes Olhares, Mais Perspetivas; Participação em reuniões; Contacto com diversas entidades e parcerias; Trabalho de secretariado; Colaboração na escrita de artigos científicos; Exploração de novas oportunidades de investigação nas áreas do Género e Saúde.

Nome do Empregador: CIS-IUL

Tipo de Empresa: Unidade de I&D 

 

Data: Setembro de 2010 - Junho de 2011

Cargo Ocupado: Estagiária

Principais disciplinas/Competências profissionais: Consultoria em Psicologia Social da Saúde incluindo a exploração e avaliação das condições do espaço físico; Realização de um instrumento para avaliar as condições do espaço físico/saúde e bem-estar, e recolha e análise de dados através de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa dando origem à condução integrada de uma investigação; Planeamento de uma possível intervenção no ambiente físico das unidades hospitalares com vista à melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar dos seus utilizadores; Boa integração numa equipa de trabalho.

Instituição: Hospital Garcia de Orta – EPE

Tipo de Instituição: Unidade de Saúde

Classificação: Conclui o estágio académico com 18 valores, classificação de Muito Bom.

Data: Setembro de 2008- Maio 2009

Cargo Ocupado: Estagiária de Investigação na área de Qualidade de Vida Social: Saúde, Ambiente e Comunidade

Principais Disciplinas/ Competências Profissionais: Revisão de literatura; Colaboração no planeamento de uma experiência no software E-PRIME; Recolha, tratamento e análise de dados.

Nome do Empregador: CIS-IUL

Tipo de Empresa: Unidade de I&D 

 

Formação Académica

Data: Setembro de 2009- Novembro 2011

Designação da Qualificação Atribuída: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações

Instituição: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Principais disciplinas/Competências profissionais: Métodos Avançados de Investigação em Psicologia; Métodos Avançados de Análise de dados; Psicologia Social da Saúde; Psicologia Social Comunitária; Conceção e Avaliação de projetos; Diagnóstico e Intervenção Social e Organizacional; Temas avançados: Identidade Social e Relações intergrupais; Psicologia Social do Consumo e da Comunicação; Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas (ex. Organização e gestão de tempo, Assertividade e Introdução ao conceito de pensamento crítico) Desenvolvimento de Competências Profissionais (ex. Planeamento científico, logístico e financeiro de um evento; Preparação, condução e dinamização de reuniões de trabalho e; Consultoria de processo); Realização de estágio e dissertação de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações.

Classificação: Conclui o Mestrado em Psicologia Social e das Organizações com 17 valores, classificação de Muito Bom.

 

Data: Novembro de 2006- Junho de 2009

Designação da Qualificação Atribuída: Licenciatura em Psicologia

Instituição: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Principais Disciplinas/Competências Profissionais: Psicologia Social; Psicologia da Saúde e Clínica; Psicometria; Atitudes e Mudança de Atitudes; Estatística e análise de dados I, II e III; Métodos de Investigação Qualitativos e Quantitativos; Epistemologia e Fundamentos do Pensamento Crítico; Diagnóstico e Intervenção em grupos; Comportamento Organizacional: Processos individuais, grupais, organizacionais; Teorias e Estruturas Organizacionais;

Classificação: Conclui a licenciatura em Junho de 2009 com 15 valores, qualificação de Bom.

 

Aptidões e Competências Pessoais

Língua materna: Português

Outras Línguas: Inglês 

Aptidões e Competências Sociais: Forte motivação para trabalhar na área de investigação e intervenção da Psicologia Social em geral e da Psicologia Social da Saúde em particular. Forte sentido de responsabilidade pelas tarefas e prazos aos quais tem que responder. Revelo interesse pela interação com os outros a nível profissional, nomeadamente trabalhar em equipa. Boa capacidade de adaptação a novos contextos sejam eles pessoais, sociais ou profissionais. Motivação para continuar a estudar e atualizar-me profissionalmente. Elevada capacidade de resiliência.

Aptidões e Competências Técnicas: Bom domínio do programa SPSS. Domínio de pesquisa e registo em bases de dados. Conhecimentos elementares do programa E-PRIME e AMOS.

Aptidões e Competências Informáticas: Revela as seguintes aptidões adquiridas no âmbito académico: Domínio do Software Office (Word, Excel e PowerPoint).

Prémios e Títulos

2016: Prémios de Publicação CIS-IUL 2016 para a publicação “Escalas de medida da percepção da qualidade do ambiente hospitalar – Um estudo em unidades de dor.” De Rita Morais, Cláudia Andrade, Sónia Bernardes e Cícero Pereira na revista Psicologia: Teoria e Pesquisa

2016: Prémios Científicos do ISCTE-IUL 2016 para a publicação “Escalas de medida da percepção da qualidade do ambiente hospitalar – Um estudo em unidades de dor.” De Rita Morais, Cláudia Andrade, Sónia Bernardes e Cícero Pereira na revista Psicologia: Teoria e Pesquisa

2012: Prémio de melhor comunicação oral ASTOR, intitulada "A influência das perceções sobre o ambiente físico, social e funcional no bem-estar de utentes em Unidades de Dor"

2009: Prémio académico melhor Poster, com o trabalho “O Estatuto deixa a sua marca: Identificação dupla e Enviesamento Intergrupal em grupos artificiais”

Participação em Orientações

2012: Colaboração em orientação de estágio académico no ISCTE-IUL no âmbito de um estudo sobre a perceção do ambiente físico de uma unidade hospitalar.

Produção Científica, Técnica e Artística/Cultural 

Capítulos de livros

 

Morais, R., Palhares, G., Sousa, B., & Lima, M.L. (2014). Mudar de Casa, mudar de vida: Relações com o bem-estar subjectivo. In M. L. Lima, S. F. Bernardes & S. Marques (Eds), Psicologia Social da Saúde (Vol.1, pp. 127-151). Lisboa: Edições Sílabo.

 

Artigos em revistas com arbitragem científica

 

Sindic, D., Morais, R., Costa-Lopes, R., Klein, O., & Barreto, M (no prelo). The Political and strategic use of (contradictory) stereotypical traits about Immigrants. Journal of Experimental Social Psychology.

 

Andrade, C.C., Morais, R., Lima, M.L., Bernardes, S. & Devlin, A.S. (2014). The physical environment of medical settings – A space for patient-centered care. Transcultural. ISSN: 1645-9555 (peer-reviewed, não indexada)

 

Correia, I., Alves, H., Morais, R., & Ramos, M. (2015). The legitimation of wife abuse among women: The impact of belief in a just world and gender identification. Psychology and Individual Differences, 76, 7-12. doi:10.1016/j.paid.2014.11.041

 

Lima, M. L., & Morais, R. (2015). Lay perceptions of health and environment inequalities and its associations to mental health. Cadernos de Saúde Pública. 31(11), 2342-2352. doi: 10.1590/0102-311X00105714

 

Morais, R., Andrade, C., Bernardes, S., & Pereira, C. (2015). Escalas de medida da percepção da qualidade do ambiente hospitalar – Um estudo em unidades de dor. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 381-388. doi: 10.1590/0102-37722015031906381388

 

Artigos em revistas sem arbitragem científica

 

Morais, R., e Bernardes, S., (2012). Perceções sobre o ambiente físico e sócio-funcional de uma Unidade de Dor Portuguesa: Estudo qualitativo com utentes e profissionais de saúde, Dor, 3, 39-48.

 

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica

 

Comunicações Orais

 

Morais (2017). Ao chegar “aquela altura do mês”: preditores da avaliação e tratamento da mulher com sintomas pré-menstruais por profissionais de saúde. Trabalho apresentado na 2ª edição da conferência Women’s Rights are Human Rights organizada pelo movimento “He For She”, Lisboa.

 

Morais, R., Bernardes, S., & Verdonk P. (2016). “Ao chegar aquela altura do mês”: Preditores da avaliação e tratamento da mulher com sintomas pré-menstruais por profissionais de saúde. Trabalho apresentado no XII Encontro Nacional de Investigação em Psicologia Social e das Organizações, Lisboa.

 

Morais, R., Bernardes, S., & Verdonk P. (2016). Arriving “that time of the month”: Predictors of health-care professionals’ assessment and treatment of women with pre-menstrual symptoms. Trabalho apresentado no Simpósio “Gender and Pain” organizado pela VU University Medical Centre, Amsterdão.

 

 

Morais, R., Bernardes, S., & Verdonk P. (2016). Consciência de Género em saúde: Uma revisão de literatura. Trabalho apresentado no 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Lisboa.

 

Morais, R., Bernardes, S., & Verdonk P. (2016). The gender awareness approach in health: a scoping review. Trabalho apresentado na 30th Conference of European Health Psychology Society (EHPS), Aberdeen.

 

Bernardes, S., & Morais, R. (2016). From gender bias to gender awareness in pain assessment and treatment. Trabalho apresentado na International Conference on Gender, Sexualities and Intersectionality, Lisboa.

 

Morais, R. (2012). Enviesamentos de sexo nos julgamentos sobre dor em contexto laboral: uma perspectiva sobre a conceptualização do fenómeno. Trabalho apresentado no 2º Colóquio Multidisciplinar: (Con)vivências em dor: Diferentes Olhares, Mais Perspetivas, Lisboa.

 

Morais, R., Bernardes, S., & Andrade, C. (2012). A influência das percepções sobre o ambiente físico, social e funcional na satisfação, saúde e bem-estar de utentes em Unidades de Dor. Trabalho apresentado no 5º Encontro Nacional das Unidades de Dor, Leiria.

 

Morais, R., Bernardes, S., & Andrade, C. (2012). A influência das percepções sobre o ambiente físico, social e funcional na satisfação, saúde e bem-estar de utentes em Unidades de Dor. Trabalho apresentado no 10º Convénio da Associação para o Desenvolvimento da Terapia da Dor (ASTOR), Lisboa.

 

Poster’s

 

Morais, R., Bernardes, S., & Verdonk P. (2017). The Portuguese version of the Nijmegen Gender Awareness in Medicine Scale (N-GAMS): The adaptation and validation study. Trabalho apresentado na 31st Conference of European Health Psychology Society (EHPS), Padova.

Morais, R., Sindic, D., Costa-Lopes, R. & Barreto, M. (2014). The strategic use of stereotypes about immigrants: Sustaining political goals through ascribing different stereotypical traits. Trabalho apresentado na 17ª General Meeting da European Association of Social Psychology (EASP), Amesterdão.

Morais, R., Bernardes, S., & Andrade, C. (2013). A influência das percepções do ambiente físico, social e funcional na satisfação e bem-estar de utentes em Unidades de Dor. Trabalho apresentado no VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro.

 

Morais, R., Bernardes, S., & Andrade, C. (2013). The predictive role of perceived pain unit quality environment on patients’ perceived health and well-being. Trabalho apresentado na 27ª Conferência da European Health Psychology Society, Bordéus.

 

Morais, R., Bernardes, S., & Andrade, C. (2013). A influência das perceções sobre o ambiente físico, social e funcional na satisfação e bem-estar de utentes de Unidades de Dor. Trabalho apresentado na VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro.

 

Outra Produção Científica

 

Morais, R. (2010). “Enviesamentos de sexo nos julgamentos sobre dor em contexto laboral: Uma perspectiva sobre a conceptualização do fenómeno. Tese de mestrado não publicada.”. Lisboa: ISCTE-IUL.

 

Relatórios Técnicos

 

Bernardes, S., Morais, R., & Rufino, C. A influência das perceções sobre o ambiente físico, social e funcional no bem-estar de utentes e profissionais de saúde da Unidade de Dor do Hospital de Santa Maria: Relatório Técnico, 2011.

 

Morais, R., Bernardes, S., & Andrade, C. A influência das perceções sobre o ambiente físico, social e funcional no bem-estar de utentes e profissionais de saúde da Unidade de Dor do Hospital Garcia de Orta: Relatório Técnico, 2011.

Morais, R., Bernardes, S., & Andrade, C. A influência das perceções sobre o ambiente físico, social e funcional no bem-estar de utentes e profissionais de saúde da Unidade de Dor do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca: Relatório Técnico, 2011.

Outros Trabalhos/Projetos  

2016: Organização e lecionação do workshop "Sex & Gender in Public Health and Psychological Research" juntamente com Sónia Bernardes e Petra Verdonk no âmbito da unidade curricular Seminário de Investigação em Psicologia – Temas Aprofundados do Doutoramento em Psicologia do ISCTE-IUL e do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia Social de Lisboa (LiSP).

 

2012: Iniciativa e Planeamento no que respeita a uma proposta de Avaliação Pós-Ocupação no Hospital Beatriz Ângelo - EPE, Loures. 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Mestrado Psicologia Social e das Organizações 2011
ISCTE-IUL
Licenciatura Psicologia 2009
Áreas de Investigação
Psicologia Social da Saúde