Rodrigo Vieira de Assis tem licenciatura em Ciências Sociais (UFRPE, 2012), mestrado em Sociologia (IESP-UERJ, 2015), doutoramento em Sociologia (IESP-UERJ, 2020) e pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (Iscte, 2021). É Professor Auxiliar Convidado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP-Iscte), onde leciona unidades curriculares no domínio dos métodos quantitativos, dos métodos qualitativos e das teorias sociológicas. É Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), vinculado ao grupo de investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-Estar Social.
Desde 2008 tem coordenado e/ou participado de projetos de investigação nacionais e internacionais com financiamento competitivo de instituições portuguesas, brasileiras e norte-americanas. Estes projetos versaram sobre diferentes temas e visaram dar resposta a questões relacionadas às transformações do mundo do trabalho, aos efeitos objetivos e subjetivos das desigualdades sociais e urbanas, às associações entre estilos de vida, consumo e práticas sociais, à participação dos media e do consumo cultural na constituição das identidades juvenis etc.
Perante os desafios inerentes à investigação sociológica destes temas, a articulação entre Teorias, Métodos e Metodologias passou a ocupar o centro das suas atividades científicas e pedagógicas. Neste sentido, dedica-se à inovação metodológica na pesquisa sociológica, procurando aproximar métodos qualitativos e quantitativos tão diversificados quanto a Análise de Conteúdo, a Etnografia, a Análise de Correspondências Múltiplas (ACM), a Análise de Componentes Principais (ACP), a Análise de Clusters e os Métodos Fatoriais de Análise de Dados.
Esta pluralidade metodológica está a ser aplicada em sua produção e publicação científicas. No momento, conta com mais de 50 participações ativas em congressos nacionais e internacionais com arbitragem científica, quase duas dezenas de eventos organizados, muitos dos quais no domínio dos métodos de pesquisa social, 14 artigos científicos em revistas indexadas e 3 livros completos, escritos individualmente e em coautoria. Dentre estes, destaca-se O Trabalho Aqui e Agora: crises, percursos e vulnerabilidades (Tinta-da-china, 2021), galardoado com o Prémio António Dornelas (2022).
Por acreditar que o ensino superior torna-se mais rico à medida em que as atividades docentes e a investigação são aproximadas, tem transmitido em sala de aula os conhecimentos teórico-práticos adquiridos nas suas experiências científicas para a promoção de boas práticas de investigação. Desta forma, coordenou e/ou lecionou, até a esse momento, 60 unidades curriculares diferentes, maioritariamente situadas no domínio dos métodos quantitativos, dos métodos qualitativos e da teoria sociológica, em níveis introdutórios, intermediários e avançados, em turmas de 1º e de 2º Ciclos de cinco instituições de ensino superior, em Portugal e no Brasil.