Erasmus+ Educação e Formação: caracterização, análise e avaliação da qualidade das residências para estudantes do ensino superior
O estudo de caracterização, análise e avaliação da qualidade das residências para estudantes do ensino superior pretende mapear e analisar as estruturas e as condições de alojamento em residência de estudantes do ensino superior. Propõe-se abranger o universo de residências sob gestão de Instituições de Ensino Superior de todo o território nacional (incluindo regiões autónomas), universitárias e politécnicas, públicas e privadas. Exclui-se da análise os equipamentos do setor empresarial e do terceiro setor. O desenho do estudo está fundamentado numa abordagem de triangulação metodológica quanti-qualitativa.
Informação do Projeto
2023-03-03
2023-10-31
Parceiros do Projeto
Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis
SYNCLUSIVE é uma abordagem de sistemas inovadores, integrais e interdisciplinares para estimular a inclusão de grupos vulneráveis no mercado de trabalho. Para isso, os seis objetivos centrais são: 1) desenvolver e consolidando uma coalizão de partes interessadas em 4 Living Labs regionais em toda a Europa nos moldes da Comunidade Teoria da Ação de Coalizão, usando a abordagem ENGINE. Esta abordagem inclui um pacote integrado de intervenções que estimulem a mobilidade ascendente e lateral de trabalhadores vulneráveis, criando assim vagas para entrada de candidatos a emprego vulneráveis; 2) testar a utilidade e aplicabilidade da abordagem ENGINE para diferentes grupos vulneráveis identificados como discriminados; 3) identificando impulsionadores e barreiras para mobilidade e influxo incluindo discriminação; 4) avaliar o impacto da abordagem ENGINE implementada sobre a mobilidade no mercado de trabalho e inclusão de grupos vulneráveis; 5) identificando caminhos de transição do regional ao nível da política nacional e da UE; e 6) identificar indicadores e padrões interoperáveis e comparativos que são relevantes para a inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis, tendo em conta as necessidades regionais, nacionais (legislativo) e contexto cultural.
Informação do Projeto
2023-03-01
2027-02-28
Parceiros do Projeto
- BRU-Iscte (Gestão)
- CIES-Iscte
- ISTAR-Iscte
- TNO - Líder (Países Baixos (Holanda))
- ARC FUND - (Bulgária)
- FIOH - (Finlândia)
- SDA - (Bulgária)
- INAIL - (Itália)
- UvT - (Países Baixos (Holanda))
- UCC - (Irlanda)
- AMF - (Países Baixos (Holanda))
- CENTAR - (Estónia)
- TERMCERTO - (Portugal)
- LAO - (Portugal)
- REDO - (Portugal)
- PACT - (Portugal)
- IEFP - (Portugal)
- KOK - (Finlândia)
Inquérito aos jovens sobre o mercado de trabalho e o sistema de segurança social em Portugal
O projeto “Inquérito aos jovens sobre o mercado de trabalho e o sistema de segurança social em Portugal” resulta de uma parceria entre o Observatório das Desigualdades e o Observatório do Emprego Jovem, ambos filiados no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Surge na sequência de um convite da Comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social, criada pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social do XXIII Governo Constitucional de Portugal, enquadrada através do Despacho n.º 9126/2022, de 26 de julho. O estudo assenta num questionário dirigido a jovens, que visa recolher informação sobre a situação no mercado de trabalho e as representações e perceções acerca da segurança social. Esta pesquisa é, todavia, independente e cientificamente autónoma das análises e das perspetivas desenvolvidas pela Comissão.
Os dados foram recolhidos entre 12 de dezembro de 2022 e 29 de janeiro de 2023, através de um inquérito online, através de uma amostra bola de neve, que beneficiou de contactos institucionais e de redes sociais. A amostra, após a validação da base de dados, é de 5.077 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos com uma distribuição relativamente uniforme em termos etários. Da análise dos resultados irá ser produzido um livro coletivo e espera-se a elaboração de outras publicações.
Informação do Projeto
2022-11-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities
O projecto InCITIES foca-se nas cidades do futuro: resilientes, sustentáveis e inclusivas. Este projecto é financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Quadro Horizonte Europa, lançado, no contexto da European Excellence Initiative.
InCITIES promove e desenvolve iniciativas no âmbito da investigação, do ensino e no relacionamento com a sociedade envolvente.
InCITIES reflete os desafios globais europeus para as cidades do futuro abordando quatro objetivos:
Mapear estratégias de transformação institucional para universidades baseadas em investigação, progressivamente mais sustentável, incrementando a ciência aberta e oportunidades de carreira,
Fortalecer uma rede de longo prazo das instituições de ensino superior e de investigação participantes e os ecossistemas circundantes com base em hubs integrados de conhecimento,
Aumentar a capacidade científica, tecnológica e de pessoal, partilhando as melhores práticas pedagógicas, de pesquisa, de gestão e administrativas no consórcio,
Promover as competências digitais, criando uma plataforma de educação aberta e inovadora em sinergia com a agenda de investigação, desenvolvimento e inovação do projecto, com foco nas cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes.
Os parceiros do consórcio representam universidades de cinco países (Portugal, Eslováquia, Finlândia, França e Alemanha), que asseguram as competências e os conhecimentos relevantes para a implementação do projecto.
Além do Iscte, o consórcio integra os seguintes parceiros universitários: Universidade de Zilina (Eslováquia), Universidade de Ciências Aplicadas de Colónia (Alemanha), Universidade Gustave Eiffel (França) e Universidade de Ciências Aplicadas Laurea (Finlândia).
Os parceiros associados do projecto são: Área Metropolitana de Lisboa, União das Vilas e Cidades da Eslováquia, Mobilidade Inteligente da Eslováquia, Confederação Portuguesa do Voluntariado, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desport...
Informação do Projeto
2022-10-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
- Iscte - Líder
- TH KOLN - (Alemanha)
- LAUREA - (Finlândia)
- UNI EIFFEL - (França)
- UNIZA - (Eslováquia)
Humanidades no Ensino Médio: currículos, recursos didáticos e práticas pedagógicas
A investigação tem como objetivo geral analisar o processo de mudança curricular do Ensino Médio brasileiro na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, visando propor contribuições para uma educação crítica humanista. Para tanto, são desenvolvidas quatro workpackges (WP):WP1: Sistematização dos processos estaduais de mudança curricular, com destaque para a Sociologia, e análise das condições nas quais o debate, a elaboração e a definição ocorreram.WP2: Análise dos recursos didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020), com foco nas presenças e ausências das Ciências Sociais.WP3: Pesquisa orientada para a elaboração de planos de desenvolvimento de literacias críticas nos campos literário-informativo e imagético para professores.WP4: Desenvolvimento de protótipos de práticas pedagógicas e recursos didáticos para o ensino de Humanidades no Ensino Médio, com vistas a uma educação crítica humanista.Como parte da condução da WP3 e WP4, foi desenvolvido o protótipo de investigação-ação mediaLit: literacia para os media digitais. Nesta atividade foi elaborada uma iniciativa pedagógica que se traduziu numa unidade curricular, Letramento para as mídias digitais, ofertada no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio/Brasil). Além da dimensão pedagógica, foi elaborada uma pesquisa extensiva, com recurso a um inquérito por questionário, para analisar as competências associadas à literacia mediática dos professores de escolas públicas brasileiras responsáveis pela lecionação da disciplina de Sociologia no ensino médio, público-alvo do Mestrado Profissional. Assim, o mediaLit surge como um laboratório em forma de unidade curricular articulada à investigação extensiva, possibilitando, por um lado, a aquisição das competências midiáticas necessárias para o uso informado das mídias digitais e, por outro, a análise científica das competências e dos níveis de literacia medi...
Informação do Projeto
2022-03-01
2025-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- Fundaj - Líder (Brasil)
Inovação na Avaliação de Impacto em Políticas Públicas: contributos para a avaliação da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário do Plano de Recuperação e Resiliência
O projeto visa desenvolver e testar uma abordagem metodológica inovadora de avaliação de impacto destinada à próxima geração de políticas públicas financiadas com fundos comunitários (2021-2027). Esta abordagem metodológica está ancorada na triangulação de três métodos base: Abordagem Científica da Política, Análise Comparativa Qualitativa e Método de Valoração Contingente. A aplicação e teste da proposta metodológica incidirá sobre a Prioridade de Investimento 08 do Portugal 2020 e respetivas operações de apoio à habitação social (desenvolvidas no âmbito dos programas operacionais regionais). Com esta opção procura-se construir uma metodologia de impacto enquadrada na lógica da «avaliação baseada na teoria» e de tipo «avaliação realista» que maximize o potencial da conjugação de duas teorias essenciais para a Ciência das Políticas Públicas da atualidade, a Teoria da Programação e a Teoria da Causalidade. Além disso, tem igualmente como pano de fundo a integração de dois pilares básicos da governação pública: a lógica das políticas públicas orientadas para os resultados e o princípio das políticas baseadas na evidência. Considera-se que a principal mais-valia da inovação metodológica inerente ao projeto não se esgota no cálculo global dos efeitos das intervenções, procurando dar um passo em frente ao centrar o seu foco no conhecimento detalhado das relações causais que lhe são comprovadamente inerentes e de lhe atribuir uma valoração económica efetiva, já não somente na perspetiva das realizações, mas acima de tudo na perspetiva do impacto real.
Informação do Projeto
2022-01-01
2023-01-31
Parceiros do Projeto
O direito à segurança social e a crise - O retrocesso social como normalização do estado de exceção financeira
O principal objetivo do projeto de investigação é o de analisar os efeitos da crise financeira de 2007-2008 no sistema de segurança social português. Tendo em conta que a Constituição da República Portuguesa (artigo 63.º) consagra a segurança social como um direito fundamental universal, o projeto da analisará os efeitos da austeridade que se traduziram, no período de 'ajustamento', na redução do grau de generosidade e da abrangência das prestações sociais, quer diretamente, pelos cortes verificados nos seus montantes, quer indiretamente, sobretudo em virtude das reformas nos mercados de trabalho (v.g. flexibilidade, precariedade laboral e perda de rendimentos salariais), e da degradação dos serviços públicos levando à perda de adequação e eficácia da sua provisão. Pretende-se ainda analisar em que medida a crise veio servir de pretexto para operar, implicitamente, uma reforma sistémica do sistema português de segurança social que, pondo em causa o disposto nas regras constitucionais, signifique afinal um redimensionamento permanente dos direitos sociais e, assim, uma reconfiguração do Estado de bem-estar em Portugal. Ou seja, trata-se de saber de que modo a situação excecional de crise, o momento de 'estado de necessidade financeira' que, segundo o Tribunal Constitucional, justificou a suspensão ou a restrição temporária dos direitos de segurança social (maxime no caso das pensões), pode ter implicado, afinal, um novo estado de normalidade (devido à alegada fragilidade estrutural do sistema) - a normalização do estado de exceção financeira.
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-05-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- CES-UC - (Portugal)
- IDEFF - Líder (Portugal)
Observatório das Desigualdades
O Observatório das Desigualdades é uma plataforma de recolha, sistematização, investigação, difusão e debate de dados e análises sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional: desigualdades de rendimentos e emprego, de habilitações escolares, qualificações e competências, de classe social, género, étnico-raciais ou etárias, na saúde, habitação, práticas culturais, utilização de novas tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Os progressos verificados ao longo das últimas décadas na sociedade portuguesa, a múltiplos níveis, não impediram a persistência de formas tradicionais de desigualdade, enquanto outras surgiram ou tornaram-se mais visíveis e intoleráveis. Além disso, no mundo atual têm cada vez mais importância as desigualdades globais e as suas relações com as desigualdades nacionais ou locais. As desigualdades, por outro lado, não são só parâmetros estruturais das sociedades, mas também objeto de ação individual e coletiva, nomeadamente de movimentos sociais e políticas públicas, com consequências variadas na redução ou acentuação das desigualdades sociais. O Observatório toma todos estes aspetos das desigualdades sociais como objeto da sua atividade. Para além de promover a difusão de informação e o conhecimento científico sobre desigualdades sociais, contribui para o debate público e para a fundamentação e avaliação de políticas públicas com incidências nas desigualdades sociais. A concretização destes objetivos faz-se por meio de um conjunto de instrumentos e atividades, com destaque para o sítio eletrónico “Observatório das Desigualdades”, incluindo também um sistema de indicadores, o aprofundamento de conceitos e métodos, a promoção de conferências, debates e publicações, assim como a realização de projetos de investigação e estudos especializados sobre o tema. O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Insti...
Informação do Projeto
2008-10-17
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Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- IS-UP - (Portugal)
- CES-UA - (Portugal)