Humanidades no Ensino Médio: currículos, recursos didáticos e práticas pedagógicas
Humanidades no Ensino Médio: currículos, recursos didáticos e práticas pedagógicas
Descrição

A investigação tem como objetivo geral analisar o processo de mudança curricular do Ensino Médio brasileiro na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, visando propor contribuições para uma educação crítica humanista. Para tanto, são desenvolvidas quatro workpackges (WP):
WP1: Sistematização dos processos estaduais de mudança curricular, com destaque para a Sociologia, e análise das condições nas quais o debate, a elaboração e a definição ocorreram.
WP2: Análise dos recursos didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020), com foco nas presenças e ausências das Ciências Sociais.
WP3: Pesquisa orientada para a elaboração de planos de desenvolvimento de literacias críticas nos campos literário-informativo e imagético para professores.
WP4: Desenvolvimento de protótipos de práticas pedagógicas e recursos didáticos para o ensino de Humanidades no Ensino Médio, com vistas a uma educação crítica humanista.
Como parte da condução da WP3 e WP4, foi desenvolvido o protótipo de investigação-ação mediaLit: literacia para os media digitais. Nesta atividade foi elaborada uma iniciativa pedagógica que se traduziu numa unidade curricular, Letramento para as mídias digitais, ofertada no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio/Brasil). Além da dimensão pedagógica, foi elaborada uma pesquisa extensiva, com recurso a um inquérito por questionário, para analisar as competências associadas à literacia mediática dos professores de escolas públicas brasileiras responsáveis pela lecionação da disciplina de Sociologia no ensino médio, público-alvo do Mestrado Profissional.
Assim, o mediaLit surge como um laboratório em forma de unidade curricular articulada à investigação extensiva, possibilitando, por um lado, a aquisição das competências midiáticas necessárias para o uso informado das mídias digitais e, por outro, a análise científica das competências e dos níveis de literacia mediática no contexto dos professores que atuam no ensino médio da rede pública de ensino brasileira.

Coordenadora: Patricia Bandeira de Melo
Cocoordenadora: Viviane Toraci Alonso de Andrade

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte Educação e Ciência Parceiro 2022-03-01 2025-04-02
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) Brasil Líder 2022-03-01 2025-02-28
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Rodrigo Vieira de Assis Professor Auxiliar (DMPS); Investigador Integrado (CIES-Iscte); Investigador 2022-03-01 2025-02-28
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Humanidades no Ensino Médio: currículos, recursos didáticos e práticas pedagógicas
2022-03-01
2025-02-28