A informação contida neste perfil público poderá estar desactualizada.

Rui Fonseca
Projetos de Investigação
SER - A Saúde em Rede
Este projeto de investigação, teve como objetivo central compreender os principais traços que caracterizam as Tecnologias da Informação e Comunicação, no campo da saúde em Portugal, a sua utilização, as suas potencialidades e os desafios que colocam à Sociedade Portuguesa. Tendo como ponto de partida o estudo SEI - A Saúde na Era da Informação, terminado em 2007 e cujas conclusões se baseiam em dados recolhidos em 2006, pretendeu-se não só atualizar os dados recolhidos nessa pesquisa, como também aprofundar outras perspetivas não tratadas nesse estudo. Perspetivas como o envelhecimento da população portuguesa e a infoexclusão, assim como, as suas consequências do ponto de vista do acesso à prestação de cuidados de saúde, tiveram um tratamento mais focalizado, neste projeto. Sinteticamente, o Projeto SER visou contribuir para uma melhor compreensão dos principais desafios que se colocam à sociedade portuguesa, em resultado da progressiva e global implementação dos sistemas de informação na área da saúde e da divulgação e proliferação da informação sobre saúde, disponível em novos instrumentos de comunicação, ponderando as suas potencialidades, riscos, limitações, consequências e respetivos impactos nas políticas de saúde.
Informação do Projeto
2010-09-01
2013-08-31
Parceiros do Projeto
Análise de Conteúdo de Peças Jornalísticas sobre Divulgação de Sondagens
O projecto refere-se à realização de um trabalho de análise de conteúdo de peças jornalísticas (de imprensa, rádio e televisão) sobre divulgação de sondagens.
Informação do Projeto
2008-12-22
2009-07-17
Parceiros do Projeto
Observatório Biologia e Sociedade
O estudo apresentado tem por objecto a Biologia, como disciplina científica e actividade profissional, e os seus praticantes, os Biólogos. Com este estudo pretendeu-se investigar, analisar e interpretar várias facetas da relação múltipla e complexa entre a Biologia e a sociedade em Portugal. Numa perspectiva integrada, consideraram-se, em especial: a formação da Biologia como ciência e como actividade com crescente impacto económico e social; a organização do ensino e da formação; o emprego e desempenho profissional dos biólogos; a interface entre a Biologia, os biólogos e a sociedade em que se integram, incluindo o seu activismo e protagonismo em organizações não governamentais e as imagens da Biologia e do biólogo na opinião pública. Perante novas oportunidades e riscos (no plano da empregabilidade), clivagens e dinâmicas de integração (no exercício da profissão), expectativas e tensões (entre investigação e acção, entre interesses científicos e profissionais, responsabilidades sociais e desafios de ordem ética), a Biologia e os biólogos expõem hoje, de forma paradigmática, os desafios com os quais as ciências e os seus profissionais se defrontam na era tecnológica.
Informação do Projeto
2003-11-03
2007-07-30
Parceiros do Projeto