Estudo Nacional sobre as comunidades ciganas
O objetivo central consistiu em analisar a situação social dos ciganos portugueses através da delimitação de um conjunto de dimensões e de indicadores que permitissem fazer uma cartografia dos perfis e da sua distribuição no território nacional, atendendo às suas características sóciodemográficas, padrões de inserção territorial, bem como, às suas condições de vida e produção de recomendações, com recurso a metodologias extensivas (inquéritos a autarquias, a peritos e a 1599 pessoas ciganas) e qualitativas (entrevistas, análise documental, método de Delphi).
Informação do Projeto
2014-02-28
2014-09-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- CEMRI-UAb - Líder (Portugal)
Jornalismo e Sociedade
O projeto jornalismo e sociedade (PJS) desenvolve a sua actuação na intersecção entre comunicação social, prática jornalística e sociedade. O projeto inspira-se na prática do Pew Project for the Excellence in Journalism.O projeto pretende contribuir para compreender a performance do jornalismo no contexto português e também qual o impacto da revolução digital em curso na transformação da prática informativa. O projeto espera que uma melhor compreensão do que o sector informativo dos media oferece aos cidadãos leve, por sua vez, os jornalistas a desenvolver um melhor trabalho e, também, permitir aos cidadãos perceber o que podem esperar do jornalismo e o que devem exigir dele.O projeto, ao contrário de algumas visões analíticas, não abraça nenhuma posição política, considerando-se imparcial na sua abordagem da prática da imprensa no quadro mais vasto do sector dos media. Igualmente, não desenvolve a sua análise partindo de qualquer pressuposto sobre a primazia da influência de actores específicos sobre o funcionamento ou agenda da imprensa, como sejam o sector empresarial, poderes públicos ou publicidade. Em vez disso, o projeto procura estudar a imprensa com um espírito aberto e sólida orientação empírica, tendo presente que várias pressões, questões e tendências podem governar e influenciar a imprensa de diferentes formas em diferentes momentos.O projeto apresenta-se com o objectivo de criar pontes entre jornalistas e académicos e entre ambos e o público.A escolha do contexto da relação entre jornalismo e sociedade como forma de estabelecer uma ponte entre cidadãos, academia e jornalistas, parte do pressuposto que a actuação pública por parte de empresários e empresas, organizações da sociedade civil, administração, governo, parlamento, presidência da república, poder local e regional encontra nas temáticas das políticas públicas o seu espaço de eleição para a participação e discussão nas sociedades democráticas.A prática profissional dos jornalistas e o papel dos ...
Informação do Projeto
2011-08-31
2014-08-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Estudo sobre o Projecto Escola Ciência Viva
A presente proposta incide sobre a monitorização e análise da iniciativa Escola Ciência Viva, a decorrer em 2011. Viabilizada através de um protocolo celebrado entre o Pavilhão do Conhecimento e o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa (Lisboa), esta iniciativa envolve um total de 27 turmas, dos diversos anos do 1º ciclo de escolaridade básica, integradas em 3 escolas distintas. A proposta de estudo está, assim, organizada de acordo com os seguintes objectivos:a) Acompanhar e monitorizar os processos de implementação e desenvolvimento do Projecto Escola Ciência Viva, nas suas várias vertentes.b) Identificar os impactos deste projecto nas actividades educativas dos professores, nas aprendizagens e resultados escolares dos alunos e nas apreciações dos pais sobre esta iniciativa, nos seus efeitos educativos e de promoção da cultura e práticas científicas. c) Conhecer e caracterizar os contextos escolares dos três estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa integrados no Projecto, bem como do enquadramento social da população escolar em referência e das propriedades sociais do contexto urbano envolvente.
Informação do Projeto
2011-01-26
2012-01-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Impacte do nível de escolarização (básico e secundário) na empregabilidade juvenil: Portugal no contexto europeu
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- FLUP - (Portugal)
Learning to Learn
O projecto consistiu na aplicação nacional do pré-piloto de um inquérito por questionário às competências e representações acerca da aprendizagem dos alunos do ensino básico, com 14 anos de idade, promovido pela Comissão Europeia. Inquiriram-se alunos de cinco escolas do país, enquadradas em contextos sócio-espaciais diversificados e realizaram-se, paralelamente, com o objectivo de obter uma percepção mais aprofundada sobre instrumento criado, cinco Focus Group com os jovens inquiridos.
Informação do Projeto
2008-03-01
2008-03-15
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
O Valor Económico da Língua Portuguesa
Este projecto visa determinar o valor económico directo da língua portuguesa (actual e potencial) no contexto contemporâneo de globalização, nomeadamente em actividades económicas e empresariais nos domínios do ensino, da cultura e da comunicação que envolvem o uso do português.
Informação do Projeto
2008-02-15
2009-03-01
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder