Susana de Deus, trabalha em Ação humanitária desde 1996, desde então o seu percurso profissional foi feito com organizações Internacionais humanitárias e de desenvolvimento, tais como World Vision, Cruz Vermelha internacional, Oxfam GB e Médicos sem Fronteiras, sendo esta última aquela com quem tem estado mais continuamente pelos últimos 10 anos. As áreas de ação á qual esteve ligada vão da segurança alimentar, á água e saneamento, prestação de cuidados médicos para população deslocada, refugiada, vítimas de violência sexual e exclusão social urbana.
Nos últimos 20 anos tem feito coordenação de projetos, Coordenação nacional e Diretora Nacional de Médicos sem Fronteiras no Brasil, onde esteve mais focada nas áreas de pesquisa operacional, recrutamento internacional de trabalhadores humanitários, comunicação e advocacy e angariação de fundos.
Trabalhou em Angola, Zimbabwe, Moçambique, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Brasil, Líbano e Grécia, Egipto, Polonia/Ucrania.
Presentemente, leciona a unidade curricular Gestão de projetos em ação humanitaria, no ISCTE, faz mentoria e coaching de coordenadores de projetos humanitários, pequenas missões de coordenação a campo, com Médicos sem Fronteiras. É doutoranda de ciência política no ISCTE e Assistente professora convidada do Mestrado de Ação Humanitária.