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Tânia da Conceição Cardoso
Projetos de Investigação
Desenvolvimento Científico e Inovação Empresarial
Este projecto tem como objectivo geral contribuir para um conhecimento substantivo e aprofundado sobre este problema. Assim, a questão central e o fio condutor da investigação é o desenvolvimento científico nos Laboratórios Associados – esta escolha do objecto empírico está devidamente fundamentada no ponto de ”Plano e Métodos” – e a sua contribuição para promover a inovação tecnológica nas empresas. Para estudar esta questão, uma atenção particular será dada às seguintes dimensões de análise: as formas de produzir e organizar a actividade científica nos laboratórios, a vida científica dos investigadores e os valores que orientam a sua actividade, os tipos de financiamento da ciência (público/ privado) e o seu impacte nas carreiras dos cientistas, nas modalidade de transferência do conhecimento para as empresas, assim como na internacionalização da ciência.
Informação do Projeto
2011-03-15
2014-09-14
Parceiros do Projeto
Mercado de Trabalho e Qualificações da População Activa em Portugal, 1991-2001
O estudo da relação entre os sistemas de qualificação e os sistemas de regulação formal e informal do mercado de trabalho em Portugal é o principal objectivo deste projecto. A hipótese de partida da investigação estabelece que, em sectores de actividade económica específicos, a inexistência de mecanismos e instrumentos de regulação do mercado de trabalho exigentes do ponto de vista das qualificações formais tem como efeito não coagir os sistemas de qualificação formal a terem uma melhor performance. Este projecto de investigação visa caracterizar os modos de recrutamento e inserção no mercado de trabalho de grupos com diferentes níveis de qualificação e analisar de que forma estes são afectados desigualmente por fenómenos como o trabalho precário, o desemprego e a própria evolução das formas de organização do trabalho; caracterizar os factores que condicionam a actual performance do sistema educativo português e a incidência de fenómenos como a repetência e o abandono escolar, nomeadamente antes do termo da escolaridade obrigatória.
Informação do Projeto
2005-01-02
2008-03-30
Parceiros do Projeto