Tiago Botelho dos Santos é investigador doutorando em Estudos Internacionais no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com filiação no Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM).
Durante o seu percurso académico, a sua investigação tem-se focado nos Estudos da Belt and Road Initiative (BRI) chinesa e nos seus impactos nas regiões da Ásia do Sul, Ásia Central e Médio Oriente. Particularmente, a sua área principal de estudo reside nas relações China-Paquistão e nos seus efeitos do ponto de vista bilateral, regional e inter-regional. O seu trabalho de mestrado incidiu sobre o tema "As Relações Sino-Paquistanesas e o Equilíbrio de Poder no Indo-Pacífico (1972-2020)".
Atualmente, desenvolve a sua tese de doutoramento com o tema "The Impact of the Belt and Road Initiative (BRI) on South Asian regional dynamics: the role of the Sino-Pakistani axis". O objetivo desta investigação é analisar os impactos das relações sino-paquistanesas, sobretudo no período da Belt and Road Initiative (BRI) e através de projetos de peso como o China-Pakistan Economic Corridor (CPEC). A análise foca-se nas dinâmicas regionais sul-asiáticas e nas opções de política externa dos pequenos Estados regionais, considerando a competição do South Asian Strategic Triangle (SAST), que envolve China, Paquistão e Índia.
English