Ciência-IUL    Autores    Vasco Barroso Gonçalves    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Fostering Intergenerational Entrepreneuship
A avaliação externa do projeto "Fostering Intergenerational Entrepreneurship", coordenada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é um requisito da call e é um processo que monitoriza todas as etapas do desenvolvimento do projeto. O quadro metodológico identifica: i) Dimensões principais do projeto ; ii) ações a serem desenvolvidas dentro dessas dimensões; iii) indicadores para avaliação de ações; e iv) técnicas a serem utilizadas para a recolha de dados. O envolvimento dos atores sociais, além dos participantes, que são relevantes para o desenvolvimento e sucesso do Projeto, justifica a observação e caracterização do público em geral e a realização de sessões participadas com parceiros. Portanto, três grupos de atores serão considerados: participantes, público em geral e parceiros. Os participantes serão consultados (3 questionários e 2 grupos focais) durante as diferentes fases do experimento social para obter informações relacionadas ao perfil, expectativas, opções e ações desenvolvidas durante o projeto. Os parceiros estarão envolvidos em 2 grupos focais que visam o debate dos objetivos, evolução, resultados e desenvolvimentos futuros do projeto em relação ao projeto de políticas públicas. O público em geral será considerado para avaliar a eficácia da disseminação e a incorporação do Projeto em domínio público. O cadastro público em eventos e a referência do Projeto por media e redes sociais contribuirão para a consecução desse objetivo.
Informação do Projeto
2013-12-01
2015-07-31
Parceiros do Projeto
Choice beyond (in)commensurability: controversies and public decision making on territorial sustainable development (BECOM)
Este projeto destina-se a explorar dispositivos de tomada de decisão (instrumentos e procedimentos) e seu papel no confronto de conflitos entre os valores (incomensuráveis) à medida que surgem no processo de tomada de decisão pública sobre a sustentabilidade de projetos com grande impacto no meio ambiente. Com a Directiva 2001/42 / CE da União Europeia, o procedimento de avaliação conhecido como Avaliação Ambiental Estratégica (SEA) tornou-se um instrumento importante para a implementação de políticas de desenvolvimento territorial sustentáveis ??na UE. A decisão pública é, portanto, chamada a traduzir na prática o objetivo do desenvolvimento sustentável territorial - um princípio orientador da ação pública que exige a composição de definições diferentes e muitas vezes contrastantes sobre bens comuns desejáveis ??para prosseguir. No entanto, a forma como essa composição pode ser alcançada deixa espaço para controvérsias e arranjos variados, dependentes do contexto. O projeto combina duas explorações diferentes, mas entrelaçadas. O primeiro é o objetivo de analisar a tradução de abordagens monistas e pluralistas em "dispositivos de decisão" (análise custo-benefício, abordagens integradas e multi-critério). O segundo eixo é dedicado à observação de como esses dispositivos foram promulgados em controvérsias relativas a grandes projetos de infraestrutura, especificamente: a decisão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, a decisão de construção da barragem de Tua e a decisão sobre a extensão do aeroporto de Milão.
Informação do Projeto
2010-04-01
2013-09-30
Parceiros do Projeto