Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento
nascer.pt - Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento é uma estrutura de investigação permanente, lançada em 2017 e acolhida pelo CIES-IUL. Tem como objetivo potenciar o conhecimento em torno das condições e características dos nascimentos em Portugal, contribuir para o crescimento da Sociologia do Nascimento e, ao mesmo tempo, promover o cruzamento entre estruturas e abordagens multidisciplinares no estudo do nascimento, a nível nacional e internacional. Através da produção e divulgação de informação de cariz essencialmente científico, o laboratório nascer.pt vem reforçar o debate em torno das práticas, políticas e paradigmas do Nascimento.
Informação do Projeto
2017-12-30
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Parceiros do Projeto
Sucess at School
Informação do Projeto
2012-12-01
2014-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UON - Líder (Reino Unido)
- ASSFAM - (França)
- NBU - (Bulgária)
- Ergo Institute - (Eslovénia)
- UNIBO - (Itália)
Culturas de Convivência e Super-diversidade
O principal objectivo é descrever, analisar e comparar novos contextos de super-diversidade e convivência cultural uma vez que estão relacionados com as migrações e os domínios culturais. Este estudo não involve a idealização de relações interculturais harmoniosas mas considera os contextos de convivência como novos campos de tensões interculturais e interações de forma a tentar compreender as suas dinâmicas, bem como os factores sociais, históricos e pessoais, os quais conduzem à coexistência com heterogeneidade étnica ou a rejeitá-la. Consequentemente, implica aplicar uma estrutura inovadora para compreender as relações interculturais entre os nacionais e as populações imigrantes. Na topografia social, as novas culturas de convivência não estão associadas a um espaço geográfico específico mas sim a diferentes contextos públicos onde as pessoas têm várias ligações étnicas e os grupos culturais interagem. A investigação centra-se na observação dos espaços formais/ informais ligados a funções sociais distintas: Lazer & espaços de religiosidade; Mercado/ áreas comerciais (mercados ao ar livre ou fechados frequentados por vários grupos étnicos e culturais); Escola/ educação (porque relações interculturais acontecem na escola, entre diferentes gerações e grupos-chave, e pode-se perceber como acontece o diálogo intercultural); Estes espaços são importantes para compreender o “significado real” das relações interculturais, tal como Amin sugeriu, porque mesmo que “a estrutura nacional das relações raciais e étnicas sejam importantes, grande parte da negociação da diferença ocorre ao nível local através das experiências e encontros quotidianos".
Informação do Projeto
2010-03-01
2012-08-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
In/sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa
O objectivo central da pesquisa é o de relacionar resultados escolares com um conjunto de variáveis de caracterização do aluno e da sua família no sentido de medirmos o efeito que produzem nesses resultados. Concretamente, pretende-se analisar os resultados obtidos nas provas nacionais do ensino básico (4º, 6º e 9º anos de escolaridade) considerando os efeitos, por um lado, do sexo, da naturalidade e da nacionalidade do aluno e, por outro, da condição de classe, da escolaridade, da naturalidade e da nacionalidade dos seus progenitores. Subsidiariamente, serão identificadas escolas com resultados dissemelhantes, tendo populações discentes muito semelhantes quanto à condição social e origem nacional das famílias dos alunos que as frequentam e exploraremos junto destas alguns aspectos do “efeito escola” (perfil de liderança, projecto educativo, organização das turmas e turnos) na produção do (in)sucesso.
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-10-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Manual de Lisboa - Guia para a produção de indicadores estatísticos sobre o desenvolvimento da sociedade de informação nos países Ibero-americanos
Informação do Projeto
2006-02-02
2006-12-05
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder