Projetos de Investigação
Património Vivo Antártico
O projeto ALIGHT irá lançar luz sobre o património vivo da Antártida, construindo ferramentas para favorecer o entendimento da diversidade cultural do continente. A Antártida é o único lugar na Terra sem população humana nativa, demarcações territoriais ou urbanização. A presença humana é historicamente recente, tendo começado há aproximadamente dois séculos. Desde 1960, a ocupação da Antártida por pessoas foi oficialmente regulamentada pelo Tratado da Antártida para ocorrer temporariamente, por rotação sazonal, com foco nas atividades de investigação científica, e condicionada a gerar apenas impactos ambientais mínimos. A cooperação logística entre países e a coabitação de investigadores, militares e profissionais técnicos tornaram-se então fatores determinantes para a coexistência nas estações antárticas. Tais fatores contribuem para o desenvolvimento de um conjunto único de práticas, memórias e expressões culturais, não mencionadas ou incluídas nos discursos e inventários do património cultural global. Mas, considerando todas estas particularidades, afinal, que tipo de património imaterial incorpora a Antártida? Para começar a propor soluções para esta lacuna, buscaremos recolher e analisar dados sobre a intersecção do património cultural e natural na Antártida, mapeando o património imaterial na região e informando direções para estudos futuros.
Informação do Projeto
2024-07-01
2026-08-31
Parceiros do Projeto
Na Mouraria: Património, (in)seguranças e imaginários urbanos no centro histórico de Lisboa
NaMoura utiliza a Mouraria de Lisboa como o prisma para investigar as pouco estudadas interligações das geografias do património e da segurança no mundo urbano. Como é que o património e a segurança se alinham e interagem para informar a imaginação e a construção das cidades? O projeto aborda esta questão: a) revisitando material de arquivo e estudos sobre o bairro à luz dessa nova questão de investigação; e b) abordando etnograficamente o desdobramento discursivo e material do património e da segurança, tal como é vivido e sentido por uma variedade de pessoas. NaMoura testa e completa as intuições teóricas e as lentes analíticas que emergiram do trabalho da PI na Índia urbana num terreno empírico diferente, no sul da Europa. As percepções da Mouraria - um epítome de dinâmicas urbanas contemporâneas inquietantes (por exemplo, migração, turistificação, gentrificação, regeneração) em que tanto a segurança como o património desempenham papéis decisivos mas negligenciado - contribuirão para teorizar de novo o património e a segurança, como processos urbanos interligados.
Informação do Projeto
2023-11-01
2024-10-31
Parceiros do Projeto
Segurança e património: alinhamentos e interações de dois leitmotivs globais
A "segurança" e o "património" constituem tópicos de investigação proeminentes mas distintos na antropologia. Estudiosos demonstraram que a segurança e o património, respetivamente, são produzidos por contextos e forças históricas, sociais e políticas. Ao mesmo tempo, ambos são individualmente produtivos de novas formações sócio-espaciais, na medida em que transformam lugares e formas de relacionamento das pessoas com eles. Os seus reinos são profundamente afetivos. Contudo, questões sobre o funcionamento semelhante destes dois fenómenos, e formas de co-produção e co-produtividade, permanecem até à data quase inexploradas. Este projeto tem como objetivo desembalar e teorizar pela primeira vez o património e a segurança como imaginários interligados e processos de fertilização cruzada que afectam a vida quotidiana das cidades e dos cidadãos. Começa por realizar uma análise antropológica intensiva de um cenário urbano específico no norte da Índia - o centro histórico de Varanasi/Banaras - onde as questões de segurança e património são omnipresentes. Contudo, o objetivo mais amplo do projeto é abrir uma nova via de investigação e promover comparações mais amplas com outros cenários urbanos no Sul da Ásia e mais além.
Informação do Projeto
2021-10-01
2027-09-30
Parceiros do Projeto