Sociedades Sustentáveis Mais Informação
O grupo Sociedades Sustentáveis tem como objetivo promover a inovação teórica e metodológica na compreensão transdisciplinar das tendências globais de mudança socio-ambiental, estudando as suas manifestações geográfica e historicamente situadas, as suas interconexões transversais e as suas implicações para o desenvolvimento e a mudança socio-ambiental. Esta compreensão é prosseguida através da análise do impacto e dos legados, ao longo do tempo, de diversas epistemologias, formas de ação colectiva, intervenções de desenvolvimento, formas de envolvimento com instituições públicas na inovação política e institucional, e estratégias de promoção de sinergias entre humanos, natureza e tecnologias.
O grupo adota abordagens metodológicas que favoreçam uma compreensão profunda e contextualizada de fenómenos multidimensionais a longo prazo, bem como abordagens participativas à produção de conhecimento. Isto inclui cosmologias, epistemologias, espiritualidades/tradições de sabedoria, pedagogias não convencionais, metodologias de investigação-ação e outras abordagens participativas e empenhadas na produção e difusão do conhecimento, bem como posições culturais que proporcionem contrapontos pós-humanos, pós-patriarcais e descoloniais à modernidade, através da ressignificação das relações com as dimensões não-racionais da existência humana, bem como com as dimensões não-humanas da natureza.
Este grupo apresenta estratégias inovadoras para a formação de novos grupos de académicos e profissionais, com o objetivo de influenciar o dinamismo da sociedade civil, a sustentabilidade ambiental, o empreendedorismo e a inovação política a nível internacional. Para além da investigação fundamental e aplicada e da divulgação, isto acontece através de contribuições para resumos de políticas, documentos de trabalho, bases de dados e outras ferramentas de investigação, entre outras formas de envolvimento com a sociedade civil, os actores políticos e os agentes empresariais.