Comunicação em evento científico
Responsabilidade social, silent e shadow accounts: um estudo de caso
Soraia Cristina Pereira da Silva (Silva, S.); Graça Maria do Carmo Azevedo (Azevedo, G.); Maria Fátima Ribeiro Borges (Borges, F.); Jonas Oliveira (Oliveira, J.);
Título Evento
2023 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente trabalho propõe-se analisar a consistência do discurso interno de uma empresa e a informação externa divulgada. A análise dos relatórios de responsabilidade social e a reconstrução das silent-accounts e das shadow-accounts permitem analisar potenciais discrepâncias existentes. A abrangência do tema foi condicionada através do estudo de caso da barragem do Baixo sabor, com fortes impactos na sociedade e no meio ambiente, gerando maior divulgação não só por parte da empresa como também dos MEDIA. Os resultados da pesquisa indicam que para a maioria dos participantes, apesar da crescente preocupação pelo ambiente e pela sociedade, o primeiro fator tido em conta pelo consumidor aquando da escolha de um bem ou serviço é o preço, considerando como fatores intermédios a qualidade e a comodidade e, por último, a responsabilidade social da empresa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
shadow accounting,silent accounting,social responsibility