Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Podium: Sport, Leisure and Tourism Review
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Títulos Alternativos
(Espanhol/Castelhano) Comunicación y medios: Los “partidos” más allá del partido en el fútbol Portugués
(Inglês) Media and communication: The “games” beyond the match in Portuguese football
Abstract/Resumo
Objetivo do estudo: Analisando a relação entre a comunicação e a mídia, com o futebol, o objetivo é identificar os "jogos" além do jogo no gramado e explorar como esses "jogos" se manifestam e se caracterizam, segundo os atores relevantes no campo futebolístico e midiático, além de entender, na perspectiva dos entrevistados, se e como esses "jogos" podem influenciar o jogo principal.
Metodologia/abordagem: O estudo é qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas em profundidade, não estruturadas, a atores relevantes do fenômeno futebolístico, objeto posterior de análise de conteúdo, através de núcleos de sentido e de análise categorial temática.
Originalidade/Relevância: Apesar da centralidade social e midiática que o futebol detém em Portugal, isso não se traduz proporcionalmente nos estudos realizados, contribuindo esta pesquisa para o conhecimento de uma área acadêmica ainda pouco explorada.
Principais resultados: A ideia de “jogos”, organiza-se em torno de três pilares: o poder e influência da “Comunicação e Mídia”; a magnitude do futebol, o “Esporte Rei”; e a integridade esportiva, a “Verdade Esportiva”. Este artigo é centrado na “Comunicação Meídia”, com os resultados a indicarem uma maior profissionalização dos clubes, alavancados na digitalização e tentativas de condicionamento do jogo, no espaço midiático, mas sem evidências da sua eficácia. Admite-se a hipótese que caraterísticas intrínsecas de árbitros ou jogadores, possam, mesmo que inconscientemente, ser suscetíveis de condicionar o seu desempenho num jogo.
Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui-se, abrindo pistas para futuros estudos, com a identificação de diversas dimensões, que podem influenciar a percepção do jogo e do futebol, enquanto fenômeno multidimensional.
Agradecimentos/Acknowledgements
FCT - Fundação para aCiência e Tecnologia pela Bolsa de Doutoramento, com a referência SFRH/BD/14478/2019
Palavras-chave
Comunicaçao,Influência,Futebol,Mídia,Soft power
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
SFRH/BD/14478/2019 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |