Artigo em revista científica
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil
Daniel Saldanha Guedes (Guedes, D. S.); VIRGINIA TRIGO (Trigo, V.);
Título Revista
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios – REEN
Ano (publicação definitiva)
2009
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-24 09:12)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Qual é o impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados?E como se comporta ao longo do período de vida do contrato? Para responder estas questões realizou-se um estudo quantitativo exploratório que possibilitou a identificação da relação entre suporte e desempenho das franquias do segmento de educação no Brasil e seu comportamento em franquias com diferentes tempos de operação. Os resultados demonstram: (1) que existe uma forte correlação entre a percepção da qualidade do suporte e a percepção de desempenho, ou seja, na opinião dos respondentes quanto melhor for o suporte oferecido pelos franqueadores, melhor tenderá a ser o desempenho de suas franquias; (2) que franqueados com mais tempo de operação (acima de 5 anos) tendem a apresentar uma percepção de melhor suporte comparativamente aos franqueados de menor tempo de operação; e (3) que dentre todas as variáveis de suporte, a confiança inspirada pelo franqueador é a característica que mais impacta nos resultados e no conseqüente desempenho dos franqueados. As conclusões obtidas poderão auxiliar empresas franqueadoras no desenho de suas estratégias e no direcionamento de suas ações de suporte ao franqueado, bem como nos investimentos que esta área exige. Poderão ainda servir de plataforma a futuros estudos no mundo acadêmico.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Franquias,Desempenho,Suporte,Varejo