Publicação em atas de evento científico
A aceitação do moodle em função do carácter mandatório da sua utilização
Isidro Pedro (Pedro, I.); Bráulio Alturas (Alturas, B.); Raul Laureano (Laureano, R. M. S.);
2013 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-12 09:04)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-05-08 09:18)

Ver o registo na Scopus


: 0.3
Google Scholar

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-05-12 23:42)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Moodle acceptance according to its mandatory use

Abstract/Resumo
O objetivo principal deste projeto de investigação consistiu em verificar em que termos a aceitação do sistema de gestão de e-learning, intitulado Moodle, por parte dos alunos do primeiro ano, inscritos na unidade curricular de informática da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE-IPS), podia ser avaliada com recurso ao Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) considerando a intenção de utilização uma variável muda. Utilizaram-se como variáveis externas do modelo (TAM 3) as seguintes quatro: relevância para as funções; demonstração de resultados da utilização; perceção de controlo externo; e ansiedade computacional e os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário a uma amostra de 211 alunos inscritos no ano letivo de 2011/12. Os resultados apontaram para a ausência de relação entre a ansiedade computacional e a facilidade de utilização percebida e entre a facilidade de utilização percebida e a utilização do sistema. A demonstração dos resultados obtidos da utilização do Moodle exerce uma influência direta sobre a utilização do Moodle, contrariando os pressupostos teóricos do TAM 3. Com base nos pressupostos enunciados conclui-se que possível avaliar a aceitação do Moodle com base no TAM 3.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
E-learning,Educação,Moodle,TAM
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais