Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
2013 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) Moodle acceptance according to its mandatory use
Abstract/Resumo
O objetivo principal deste projeto de investigação consistiu em verificar em que termos a aceitação do sistema de gestão de e-learning, intitulado Moodle, por parte dos alunos do primeiro ano, inscritos na unidade curricular de informática da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE-IPS), podia ser avaliada com recurso ao Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) considerando a intenção de utilização uma variável muda. Utilizaram-se como variáveis externas do modelo (TAM 3) as seguintes quatro: relevância para as funções; demonstração de resultados da utilização; perceção de controlo externo; e ansiedade computacional e os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário a uma amostra de 211 alunos inscritos no ano letivo de 2011/12. Os resultados apontaram para a ausência de relação entre a ansiedade computacional e a facilidade de utilização percebida e entre a facilidade de utilização percebida e a utilização do sistema. A demonstração dos resultados obtidos da utilização do Moodle exerce uma influência direta sobre a utilização do Moodle, contrariando os pressupostos teóricos do TAM 3. Com base nos pressupostos enunciados conclui-se que possível avaliar a aceitação do Moodle com base no TAM 3.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
E-learning,Educação,Moodle,TAM
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais