Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
A Gestão do Capital Intelectual e dos Intangíveis na Era do Conhecimento
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
O Capital Intelectual já não é um novo agente da dinâmica social e empresarial, embora ainda haja quem o ignore ou secundarize e continue a dar mais importância ao capital estrutural, e económico. Olhemos a laranja e não apenas os seus gomos, pois o todo vale incomparavelmente mais que as partes separadas. Que estratégias devemos seguir para o incremento do Capital Intelectual? Como engravidar as boas práticas de uma empresa? Como criar vantagens competitivas, eliminar barreiras horizontais e verticais, criar, adquirir e transferir valor-conhecimento? Como utilizar o Capital Intelectual com utilidade? São perguntas que no decurso do texto encontram sólidas respostas!
É preciso medir e gerir, com modelos já existentes ou criando o seu próprio modelo de gestão e medição; em ambas as situações é essencial interiorizar o conteúdo deste livro que nos transporta numa viagem pela firmeza do intangível, percebendo que a abstração do mundo actual nos impõe o cruzamento daquilo que ontem era impensável relacionar. Hoje, nada é impensável. Devemos aceitar as novas dimensões do trabalho e se, frequentemente, sentimos que vivemos e agimos sob uma espécie de ciência do oculto, do invisível, do intangível, será no processo de adaptação que garantimos a capacidade de desvendar o oculto, de ver o invisível e de alcançar o intangível.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Capital INtelectual,Ativos Intangíveis,Gestão do Conhecimento,Conhecimento,NCRF 6,IAS 38