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A Gestão do Capital Intelectual e dos Intangíveis na Era do Conhecimento
Ilídio Tomás Lopes (Lopes, I. T.);
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N.º de citações: 35

(Última verificação: 2024-12-01 18:50)

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Abstract/Resumo
O Capital Intelectual já não é um novo agente da dinâmica social e empresarial, embora ainda haja quem o ignore ou secundarize e continue a dar mais importância ao capital estrutural, e económico. Olhemos a laranja e não apenas os seus gomos, pois o todo vale incomparavelmente mais que as partes separadas. Que estratégias devemos seguir para o incremento do Capital Intelectual? Como engravidar as boas práticas de uma empresa? Como criar vantagens competitivas, eliminar barreiras horizontais e verticais, criar, adquirir e transferir valor-conhecimento? Como utilizar o Capital Intelectual com utilidade? São perguntas que no decurso do texto encontram sólidas respostas! É preciso medir e gerir, com modelos já existentes ou criando o seu próprio modelo de gestão e medição; em ambas as situações é essencial interiorizar o conteúdo deste livro que nos transporta numa viagem pela firmeza do intangível, percebendo que a abstração do mundo actual nos impõe o cruzamento daquilo que ontem era impensável relacionar. Hoje, nada é impensável. Devemos aceitar as novas dimensões do trabalho e se, frequentemente, sentimos que vivemos e agimos sob uma espécie de ciência do oculto, do invisível, do intangível, será no processo de adaptação que garantimos a capacidade de desvendar o oculto, de ver o invisível e de alcançar o intangível.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Capital INtelectual,Ativos Intangíveis,Gestão do Conhecimento,Conhecimento,NCRF 6,IAS 38