Artigo em revista científica Q4
Crianças e internet: a ordem geracional revisitada
Ana Nunes de Almeida (Almeida, A. N. de); Nuno de Almeida Alves (Alves, N. A.); Ana Delicado (Delicado, A.); Tiago Carvalho (Carvalho, T.);
Título Revista
Análise Social
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 4

(Última verificação: 2024-03-27 15:38)

Ver o registo na Scopus


: 1.8
Google Scholar

N.º de citações: 37

(Última verificação: 2024-03-26 06:00)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
The article contributes to the theoretical debate around childhood as a generation, in view of the social changes brought about by the use of information and communication technologies by children and adults. It is based on a questionnaire survey to students in elementary education and on in-depth interviews with children and parents. The findings challenge both the notion of children as the dominated side in power/knowledge relations between generations and the technological determinism that sees them as digital natives, by highlighting the key role of family background, namely social divides. Crianças e internet: a ordem geracional revisitada. O artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre a infância como geração, à luz das transformações sociais associadas ao uso das novas tecnologias por crianças e adultos. Tem por base empírica um inquérito por questionário a alunos do ensino básico e um conjunto de entrevistas em profundidade a crian- ças e pais. Os resultados põem em questão tanto a conceção das crianças como o elemento dominado nas relações de poder e saber entre gerações, como o determinismo tecnológico que as elege como “nativos digitais”, realçando a importância do contexto familiar, nomeadamente as clivagens sociais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Children; Internet; New technologies; Parents, Crianças; Internet; Novas tecnologias; Pais
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais